publicidade
Brasil

Defesa Civil alerta para temporais com granizo em São Paulo

Previsão indica instabilidade severa no território paulista até esta terça-feira, 3

Defesa Civil faz alerta para chuvas intensas e queda na temperatura | Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
De acordo com as autoridades, as áreas mais expostas ao agravamento das condições são o Vale do Ribeira e a região de Itapeva | Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

O Estado de São Paulo deve enfrentar mais dois dias de chuvas intensas, com potencial para causar alagamentos, queda de granizo e deslizamentos. A Defesa Civil emitiu alerta preventivo para esta segunda-feira, 2, e para terça-feira 3, com destaque para riscos elevados em diversas regiões do território paulista.

O aviso ocorre depois de uma série de transtornos causados pelos temporais que atingiram a Grande São Paulo neste domingo, 1º de fevereiro.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Ruas alagaram, casas foram invadidas pela água e diversos córregos chegaram a transbordar. A média prevista para os próximos dias na cidade de São Paulo é de 35 milímetros de chuva, mas a intensidade pode variar bastante entre os bairros.

De acordo com as autoridades, as áreas mais expostas ao agravamento das condições são o Vale do Ribeira e a região de Itapeva. Sorocaba e Bauru também merecem atenção, com risco elevado.

Nas demais regiões, incluindo Campinas, Araraquara, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Franca, Ribeirão Preto, Araçatuba, Marília, litoral norte, Baixada Santista, Serra da Mantiqueira e a própria capital, o risco permanece moderado, mas contínuo.

São Paulo registra novos alagamentos com avanço da instabilidade

No domingo, a chuva provocou alagamentos em diversos bairros da Região Metropolitana. Na zona sul de São Paulo, o Córrego Morro do S voltou a ameaçar transbordar na altura da Avenida Carlos Caldeira Filho.

O ponto ficou marcado por uma tragédia há duas semanas, quando um casal de idosos morreu ao ter o carro arrastado pela força da enxurrada.

Outros cursos d’água também causaram preocupação. O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) emitiu alertas para o Córrego Três Pontes, no Itaim Paulista, e para o Córrego Mooca, na Vila Prudente.

A instabilidade atmosférica se estendeu ainda para municípios da Grande São Paulo. Cajamar, Juquitiba, Ibiúna, São Lourenço da Serra e Santana de Parnaíba também registraram pancadas com intensidade entre moderada e forte, segundo o CGE.

Defesa Civil monitora riscos e orienta população

A população deve evitar transitar por áreas alagadas, manter distância de árvores, postes e estruturas metálicas durante as tempestades e procurar abrigo seguro ao primeiro sinal de risco.

+ Leia também: “Prédio interditado desaba na Grande São Paulo”

Nas áreas de encosta, é fundamental observar sinais de deslizamento, como rachaduras no solo, trincas nas paredes, afundamento do piso e inclinação de postes ou árvores. Em caso de emergência, os contatos disponíveis são o telefone 199 para acionar a Defesa Civil e o 193 para o Corpo de Bombeiros.

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade