publicidade
Brasil

Crianças de 6 meses a 5 anos vão ser obrigadas a tomar vacina contra a covid-19

A inclusão passou pela avaliação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec)

Crianças vacina
Comissão coloca programa de vacinação em escolas públicas | Foto: Myke Sena/MS

O Ministério da Saúde (MS) incluiu a vacinação contra a covid-19 no Programa Nacional de Imunização (PNI). Com isso, a aplicação passa a ser obrigatória no caderno de vacina das crianças dos 6 meses até os 5 anos a partir de 2024. O anúncio foi feito pela pasta nesta terça-feira, 31. 

O MS anunciou ainda que, em caso de descumprimento, haverá previsão legal de aplicação de multas e até perda de benefícios sociais, como o Bolsa Família. 

Receba nossas atualizações

“Quando a vacina passa a ser incorporada ao calendário, como há obrigatoriedade, vai ter durante a matrícula escolar a necessidade de olhar se a vacina está lá”, afirmou a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel. 

Leia mais: “Ministério da Saúde de Lula mantém contrato com empresa investigada”

Há Estados, como São Paulo, que condicionam a matrícula à apresentação da carteira de vacinação de menores de 18 anos.

A inclusão passou pela avaliação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), que deu parecer favorável à incorporação do imunizante no SUS. 

De acordo com a Nota Técnica publicada pelo MS, a recomendação é de que a ampliação da vacinação para esse público-alvo aconteça de forma escalonada, conforme a disponibilidade da dose. 

Leia também: “Evento com dança erótica no Ministério da Saúde custou quase R$ 1 milhão”

Cerca de 1 milhão de doses foram distribuídas para essa faixa etária

Vacina criança
O governo anunciou que, em caso de descumprimento, há previsão legal de aplicação de multas e até perda de benefícios sociais, como o Bolsa Família | Foto: Reprodução/Twitter X/@StanislauEvaldo

Segundo o ministério, já foram distribuídas cerca de 1 milhão de doses para essa faixa etária e há constantes tratativas com o laboratório para a aquisição de novos lotes. 

+ “Moraes solta suspeitos por fraude em cartões de vacina”

“A ideia é que, assim como a vacina contra gripe, haja a atualização do imunizante de acordo com as cepas que estão circulando”, disse Ethel.

Leia mais sobre:

14 comentários
  1. XY / XX
    XY / XX

    VAMOS CONTINUAR CALADOS E ACEITANDO QUE LADROES, CORRUPTOS, VAGABUNDOS, NARCOTRAFICANTES….. ESTEJAM DOMINANDO O BRASIL???????????????????????????
    O COMUNISMO GLOBALISTA QUER DESTRUIR A HUMANIDADE.
    A mensagem das Pedras-Guia da Geórgia
    1. Manter a humanidade abaixo dos 500 milhões em equilíbrio perfeito com a natureza.
    2. Controlar sabiamente a reprodução – melhorando a aptidão e a diversidade.
    3. Unir a humanidade com uma nova língua actual.
    4. Controlar a paixão – a fé – a tradição e todas as coisas com uma razão moderada.
    5. Proteger as pessoas e as nações com leis justas e tribunais justos.
    6. Permitir que todas as nações governem internamente, resolvendo as disputas internacionais num único tribunal mundial.
    7. Evitar leis insignificantes e governantes desnecessários.
    8. Equilibrar os direitos pessoais com os deveres sociais.
    9. Valorizar a verdade – a beleza – o amor buscando a harmonia com o infinito.
    10. Não ser o cancro da Terra – Deixar espaço para a natureza .

  2. Marcelo Gurgel
    Marcelo Gurgel

    Que loucura, quem quiser vacinar seu filho contra covid que seja assuma o risco.

  3. Cristiane
    Cristiane

    Mais contratos nebulosos. Inacreditável a irresponsabilidade de querer forçar os pais a submeterem seus filhos a algo tão duvidoso. Há inúmeros países já proibindo essa vacinação em crianças justamente pelo número alto de efeitos colaterais, em alguns casos, muito graves. Torço para que o Congresso tome uma atitude a tempo.

  4. Ricardo Villas
    Ricardo Villas

    Diante das evidências constatadas em crianças pela vacina anti-covid, essa exigência se torna um crime!

  5. Duílio Borges Caravieri
    Duílio Borges Caravieri

    O GRUPO TERRORISTA DO BRASIL ( PT E SEUS PUCHADINHOS) QUEREM SACRIFICAR AS CRIANÇAS AQUI TAMBÉM??

  6. Maki K
    Maki K

    Se FAZ URGENTE a implementação de educação domiciliar no Brasil. Home Schooling. Oeste, traga matéria sobre o resultado dos mesmos nos EUA. Como isso por lá é difundido e se faz necessário que seja feito pressão aos parlamentares da direita que acelerem projetos de leis para a sua implementação.

  7. carlos
    carlos

    Governo porco!!!
    Agora querem envenenar nossas crianças com drogas experimentais e inseguras.
    Vamos ter que recorrer a Justiça, já que os órgãos de classe ou a Procuradoria de Justiça, parecem sem cumplices dessas maldades.

  8. Nazareno Loffi Schmoeller
    Nazareno Loffi Schmoeller

    Qual o objetivo? Proteger do quê?? A faixa etária menos vulnerável. Para quê??? Completamente sem sentido…teve discussão com a sociedade??? Nas Câmaras, Assembleias, Congresso?…… Grande maioria dos países estão suspendendo todas. Qualquer obrigação à invasão dos direitos naturais do ser humano chama-se TOTALITARISMO, DITADURA. Parece que voltamos a idade das trevas, só pode.

  9. Sos
    Sos

    Ninguém confia em desgoverno ladrão corrupto e comunista. Isso deve ser algum tipo de corrupção na saúde. É tudo obscuro e suspeito.

  10. Paulo Kubota
    Paulo Kubota

    Já há dados robustos de que essa vacina vocid19 é muito prejudicial com efetos adversos graves causando mortes e sei lá mais o quê na vida dessas crianças. Seriam a geração de morte súbita em idades absurdamente baixas. Essa vacina gênica pode dizimar a população pelo mundo a fora. Muito grave essa decisão.
    Congresso atenção!

  11. Reinaldo Terribelli
    Reinaldo Terribelli

    Pronto….. .Vai começar novamente o terrorismo vacinal.
    Agora as farmacêuticas querem novos contratos .
    Depois que todo mundo viu a falácia da eficácia das vacinas e caiu fora dos programas vacinais, tem que arrumar um jeito de continuar faturando com novos contratos simples assim .
    Para se ter uma ideia dos valores envolvidos nessas transações basta ver o que fizeram com o Fiuza quando ele começou a reunir dados verídicos e testemunhais sobre esse assunto ,
    Pelo jeito da coisa e como aconteceu ele teve que sumir antes que sumissem com ele ou que de repente fosse vitima de um “mal súbito”.
    Pelo menos foi o que pareceu. esse pessoal não é fraco não , afinal tem “muita grana envolvida”

  12. Reginaldo Corteletti
    Reginaldo Corteletti

    Governo comprou vacina sem demanda. Agora tem que desovar o estoque. Obrigar vacinar? Onde estamos?

  13. Hermes
    Hermes

    Vacina é muito bom, mas esse experimento suspeitíssimo não é. Quem atesta a comprovação científica da segurança e eficácia? Quem assume as responsabilidades? Isso é um adendo a liberação do aborto, só que para crianças até cinco anos. Obrigar e forçar, violentar a vontade dos pais, impor, ditar. Ditadura comunista.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade