publicidade
Brasil

Crianças fogem de abrigo em Maringá e denunciam maus-tratos

Funcionário do local é suspeito de agredir os menores; prefeitura promete apuração e mudança na estrutura do serviço

Maringá
O prefeito determinou medidas emergenciais, incluindo o início de uma investigação sobre o episódio e a reformulação do espaço | Foto: Reprodução/Flickr

Seis crianças fugiram do Abrigo Municipal de Maringá (PR) na madrugada desta segunda-feira, 26. Um comerciante local acionou a Polícia Militar ao ver os menores descalços e enquanto corriam pelas ruas.

Como resultado, os agentes localizaram o grupo e notificaram o Conselho Tutelar. Segundo informações preliminares, os menores teriam fugido do abrigo depois de sofrerem maus-tratos por parte de um funcionário.

Receba nossas atualizações

O prefeito Silvio Barros foi até o local durante a madrugada. Acompanhado por autoridades do município, ele determinou medidas emergenciais, incluindo o início de uma investigação sobre o episódio e a reformulação do espaço.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Também estiveram presentes o secretário de Assistência Social, Leandro Bravin, e o vereador Luiz Neto. Ambos concederam informações sobre a ocorrência.

“Quando a gente teve a notícia que as crianças não estavam no abrigo, nossa equipe de abordagem social saiu à disposição para localizar essas crianças”, disse o secretário. “Agora elas já estão lá abrigadas, estão todos lá no abrigo, já socorridos e sendo atendidas com nossa equipe técnica.”

Em nota oficial, a Prefeitura de Maringá informou que apura o caso internamente e estuda melhorias na infraestrutura.

Entre as providências, estão previstas a substituição do atual espaço de acolhimento e o reforço do programa Família Acolhedora, que busca oferecer lares provisórios a menores em situação de vulnerabilidade.

O serviço de acolhimento da cidade atende crianças afastadas judicialmente de suas famílias por risco iminente. Elas são inseridas provisoriamente em abrigos ou famílias cadastradas e capacitadas para o programa de acolhimento.

A gestão municipal declarou que segue monitorando os desdobramentos do caso e que novas medidas poderão ser adotadas conforme o avanço das investigações internas.

Eis a nota divulgada pela Prefeitura de Maringá:

“A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Assistência Social, informa que o município está apurando o caso para identificar o que levou à situação e propor melhorias. O prefeito Silvio Barros esteve no abrigo na madrugada desta segunda, 26, e determinou providências para a substituição do espaço, investigação sobre os relatos feitos pelas crianças e também potencializar o programa Família Acolhedora.

O abrigo municipal oferece atendimento para crianças que estejam sob medida de proteção de acolhimento provisório, quando esgotadas todas as possibilidades de proteção e cuidado de familiares e rede de apoio. O objetivo é promover a reinserção familiar e comunitária. As crianças ficam sob os cuidados no abrigo ou em Famílias Acolhedoras devidamente capacitadas e acompanhadas pela equipe técnica do serviço.”

+ Leia também: “Homicídios de bebês e crianças crescem 15,6% no Brasil”

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.