publicidade
Coronavírus — Brasil, Política

Supremo autoriza ação da PF em inquérito contra Pazuello

Ministro da Saúde é investigado sobre o caos da saúde pública de Manaus

pazuello acidente
O ministro Eduardo Pazuello | Foto: Marcos Corrêa/PR

O Supremo Tribunal Federal (STF) acatou mais um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. Na tarde desta segunda-feira, 15, o ministro Ricardo Lewandowski permitiu mais ações a ser realizadas por agentes da Polícia Federal (PF) no âmbito do inquérito que apura se o integrante do governo federal teve responsabilidade no caos da saúde pública de Manaus e outras cidades do Amazonas, onde pessoas morreram por falta de cilindros de oxigênio nos hospitais.

Leia mais: “UFMG desenvolve vacina contra o coronavírus”

Receba nossas atualizações

Com o aval de Lewandowski, a PF está autorizada a colher depoimentos de funcionários do Ministério da Saúde e das secretarias de Saúde de Manaus e do Amazonas. Além disso, a corporação poderá acessar e-mails e informações referentes ao fornecimento e transporte de oxigênio para o Estado da Região Norte. De acordo com o portal G1, policiais federais também terão acesso a conteúdos referentes a investimento por parte da pasta liderada por Pazuello em medicamentos voltados ao chamado tratamento precoce contra a covid-19, como hidroxicloroquina e ivermectina.

A autorização de diligências pela PF é mais uma etapa do inquérito contra o ministro da Saúde. Há duas semanas, o próprio Pazuello prestou depoimento sobre o caso, conforme registrou Oeste na ocasião. Ele negou que tenha sido alertado por autoridades locais de que o Amazonas poderia sofrer com falta de cilindros de oxigênio — equipamentos necessários no tratamento de pacientes com complicações da covid-19 e demais casos em que pessoas apresentam problemas respiratórios. O depoimento foi colhido em hotel das Forças Armadas em Brasília.

“[Medidas] ordinariamente adotadas em procedimentos dessa natureza”

Em sua decisão sobre o caso, Lewandowski sinalizou que avaliou questões constitucionais para acatar a solicitação feita pela PGR contra um ministro de Estado. “As providências preconizadas encontram respaldo nas atribuições que a Constituição e a lei conferem ao Ministério Público. Ademais, contemplam medidas que, mutatis mutandis, são ordinariamente adotadas em procedimentos dessa natureza. Isso posto, defiro os pedidos formulados pelo PGR e determino o encaminhamento destes autos à Polícia Federal para a realização das diligências requeridas”, afirmou o membro do STF, informa o portal G1.

Lista da PGR

No ofício aceito pelo STF, a PGR elencou seis tópicos a ser apurados pela PF:

  1. E-mails institucionais trocados entre o Ministério da Saúde e as secretarias de Saúde do Amazonas e de Manaus;
  2. Depoimentos de representantes da White Martins, empresa responsável por fornecer cilindros de oxigênio no Amazonas;
  3. Informações sobre as tratativas de transporte de oxigênio para Manaus e de remoção de pacientes para os hospitais universitários federais administrados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares;
  4. Identificação e oitiva dos desenvolvedores do aplicativo TrateCOV (que recomendava tratamento precoce contra a covid-19);
  5. Identificação de gastos de aquisição e distribuição dos medicamentos cloroquina e hidroxicloroquina e dos testes do tipo RT-PCR;
  6. Depoimentos de funcionários do Ministério da Saúde e das secretarias de Saúde do Amazonas e de Manaus que participaram de reuniões e visitas, “em especial daqueles eventualmente exonerados”.

Leia também: “O que falta para o SUS funcionar direito?”, matéria de capa da Edição 47 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

7 comentários
  1. Marco Polo Gerard Bondim
    Marco Polo Gerard Bondim

    Até quando o Brasil (nós brasileiros) vamos permitir a posse da nossa Suprema Corte por militantes limitados a favor da esquerda e contra o desenvolvimento do Brasil?
    A única forma de voltarem ao poder é tomando-o, como disse José Dirceu, e para tanto se utilizando de todas as armas ilícitas tão peculiares a essa organização criminosa, onde o aparelhamento de nossas instituições, via empregos e com dinheiro de corrupção, são as mais tradicionais.
    Que tristeza dos alunos dos Cursos de Direito, aprendem a serem alienados, prepotentes e contumazes no prejuízo à população que banca suas custas!

  2. Aldo Matias Pereira
    Aldo Matias Pereira

    Eu gostaria muito de entender porque a partir do tal “recesso do judiciário” – eles vivem de recesso enquanto as pilhas de processos só continua aumentando – as ações, qualquer uma, referentes à covid naquele “recinto” passaram a ser “julgadas” por levandowski! Esse sujeito não tem escrúpulos e vem esticando a corda para constranger o governo e as forças armadas. Ele se considera acima de qualquer poder e se acha o verdadeiro thor com seu martelo indestrutível que tudo pode e tudo faz! Até quando a sociedade ficará inerte com os arroubos desse suposto juiz?

  3. Jose Angelo Baracho Pires
    Jose Angelo Baracho Pires

    Belo trabalho vem realizando este nosso ministro Pazuello. Saúde e a Ele e toda a família.

  4. Robson Oliveira Aires
    Robson Oliveira Aires

    Uma pergunta: o estado do Amazonas não tem governador? A cidades do interior do estado e a capital não têm prefeitos?

  5. Alberto
    Alberto

    Tinha que ser o imbecil que deve seu “emprego” (e que emprego !) , à amizadae da mamãe com Marisa, a Inútil. Até quando teremos que aguentar esse canalha?

  6. Luiz Antônio Alves
    Luiz Antônio Alves

    Nunca irão investigar por que faltou oxigênio e os hospitais na região norte entraram em colapso. Também ficará sem respostas se os gestores hospitalares e seus departamentos de compras não tomaram providências para abastecimento de insumos básicos da saúde como a inclusão de dívidas no SERASA. Nunca irão tomar depoimento de diretores de hospitais e os encarregados dos almoxarifados dos hospitais. E também parece que não irão investigar o desvio de verbas, os fura filas e as enfermeiras que fingiram vacinar. Este inquérito promovido pelo STF é uma piada.

    1. Paulo Renato Versiani Velloso
      Paulo Renato Versiani Velloso

      Essa das enfermeiras fingirem vacinar, achei uma excelente ideia. Bom para quem não quer ser vacinado e obter o certificado de vacinação e bom para o governo que evita gastar mais uma dose. No meu caso, daria até um agrado para essa enfermeira.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade