publicidade
Coronavírus — Brasil

Covid-19: Anvisa recebe pedido de registro definitivo da vacina da Oxford

Dois milhões de doses do imunizante já estão sendo aplicadas no Brasil

anvisa conclui análise
Foto: Cadu Rolim/Estadão Conteúdo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) comunicou nesta sexta-feira, 29, que recebeu o pedido de registro definitivo da vacina produzida pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica britânica AstraZeneca, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O pedido de registro definitivo é diferente da autorização de uso emergencial, já obtida pelo consórcio. Enquanto, com a última, a imunização pode ser feita apenas em grupos específicos, na permissão definitiva o grupo responsável pelo imunizante pode vacinar qualquer indivíduo e comercializar o produto.

A autorização emergencial teve sua análise realizada em cerca de dez dias; já o registro definitivo tem um processo de avaliação mais longo, de até 60 dias. Em comunicado, a agência declarou que buscará concluir o procedimento em menos tempo. “Devido ao estágio das avaliações já realizadas, buscando superar os prazos legais estabelecidos, a Anvisa manterá total prioridade na análise para fins de concluir o processo no menor tempo possível”, informou a agência, em nota.

Receba nossas atualizações

Como a Anvisa adotou uma dinâmica contínua, o consórcio Oxford/AstraZeneca e a Fiocruz já vêm apresentando documentações sobre a vacina. O primeiro pacote de informações foi disponibilizado para a agência reguladora em outubro do ano passado. Depois de entregar 2 milhões de unidades da vacina Oxford/AstraZeneca importadas da Índia, a Fiocruz aguarda a chegada de remessas do chamado ingrediente farmacêutico ativo (IFA) para produzir novos lotes. A perspectiva da fundação é que sejam fabricados até 50 milhões de doses até abril e 100,4 milhões até julho deste ano.

Leia também: “Coronavírus: setor privado pretende comprar 33 milhões de vacinas da Oxford”

Com informações da Agência Brasil

Leia mais sobre:

1 comentário
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.