publicidade
Brasil

Conselho de Ética da Alesp pede suspensão de 4 meses para deputado acusado de assédio

Colegiado abrandou o parecer do relator do caso, que pedia pena maior

fernando cury - denunciado por assédio sexual - justiça - alesp
O deputado estadual Fernando Cury, do Cidadania de São Paulo | Foto: Arquivo/Alesp

Em uma reunião tumultada nesta sexta-feira, 5, o Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) determinou uma punição mais branda para o deputado Fernando Cury (Cidadania), acusado de assédio sexual contra a colega Isa Penna (Psol). Durante uma sessão realizada em dezembro do ano passado, o parlamentar foi flagrado apalpando a colega.

Por 5 votos a 4, o conselho decidiu mudar o parecer do relator do processo na Casa, o deputado petista Emidio de Souza, que defendia a suspensão de Cury por seis meses. A eventual punição por um semestre já seria uma solução negociada por diversas lideranças políticas, muitas das quais ligadas a Cury, para evitar a cassação do mandato. Mesmo assim, o Conselho de Ética optou por suspendê-lo por apenas quatro meses.

Receba nossas atualizações

O parecer aprovado pelo colegiado será encaminhado à Mesa Diretora da Alesp, que irá submetê-lo à apreciação do plenário. Em votação aberta e nominal, os deputados decidirão se acolhem ou rejeitam o pedido de suspensão. É necessária maioria simples de votos para a aprovação.

A ideia de abrandar a punição a Cury foi proposta pelo deputado Wellington Moura (Republicanos), que havia apresentado um pedido de vista e interrompido a última sessão do colegiado. Votaram a favor da suspensão por quatro meses, além de Moura, os deputados Delegado Olim (Progressistas), Adalberto Freitas (PSL), Alex de Madureira (PSD) e o corregedor da Casa, Estevam Galvão (DEM). Em protesto contra a decisão da comissão, Souza e o deputado Barros Munhoz (PSDB) renunciaram aos seus postos no Conselho de Ética.

A denúncia de assédio sexual também está sob investigação do Ministério Público. Fernando Cury também está na mira do próprio partido. O Cidadania decidiu afastar o deputado, ainda em dezembro, mas o processo está interrompido pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal após recurso da defesa do parlamentar. A legenda recorreu e aguarda decisão final da Justiça.

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.