publicidade
Brasil

Começou a Primavera

Mudança de estação marca o fim do inverno

A Primavera é a Estação das Flores | Foto: Reprodução/Agência Brasil

No hemisfério sul, a Primavera meteorológica começou oficialmente na sexta-feira 1º de setembro. Do ponto de vista astronômico, entretanto, o início da estação ocorrerá alguns dias depois: em 23 de setembro.

O início da Primavera ocorre com o término do Inverno. A passagem meteorológica de uma estação para a outra é marcada pelas mudanças nas condições climáticas, como o aumento das temperaturas. A transição astronômica, por sua vez, se define em razão da posição da Terra em relação ao Sol.

Receba nossas atualizações

Desse modo, a órbita da Terra define a mudança. Assim, os solstícios e os equinócios marcam as transições astronômicas.

Os solstícios são caracterizados pelas maiores inclinações do eixo da Terra em relação ao Sol. Isso faz com que um dos hemisférios — Sul ou Norte — tenha mais incidência de Luz solar. E nos equinócios nenhum dos polos está inclinado em relação ao Sol.

Em 23 de setembro ocorreu o Equinócio da Primavera no hemisfério sul. Antes, houve o Solstício de Inverno (21 de junho) e o Equinócio de Outono (20 de março).

A próxima mudança astronômica de estação está prevista para acontecer em 22 de dezembro, poucos minutos depois da chegada da 0h. Trata-se Solstício de Verão.

Outra Primavera

No hemisfério norte, por sua vez, as datas são outras. Em 23 de setembro acabará o Verão e começará o Outono. A Primavera ocorreu entre 20 de março e 21 de junho. E o inverno vai começar em 22 de dezembro — por esse motivo, o Natal é relacionado à neve.

A divisão das estações além de servir aos cientistas, é um modelo para a sociedade se organizar. Na agricultura, por exemplo, o estudo dessas mudanças ajuda o produtor a se planejar melhor quanto aos períodos de plantio e colheita. Esse domínio torna as lavouras mais produtivas e menos arriscadas, o que se converte em mais produtos para a população.

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.