O Instituto Butantan, localizado em São Paulo, investiga o desaparecimento de um filhote de cobra naja. Ele está desaparecido há cerca de três semanas. Uma apuração interna já foi iniciada, e um plano de contingência foi estabelecido para gerenciar situações semelhantes.
A sala de onde a naja fugiu e os corredores próximos têm acesso restrito a profissionais e pesquisadores. As câmeras de segurança do local não capturaram a saída do animal. O Butantan suspeita que a cobra possa ter entrado em um dos ralos e morrido nos encanamentos.
Para tentar encontrar a cobra, armadilhas foram colocadas ao redor do laboratório, mas até agora não foram bem-sucedidas. O Butantan também destacou que possui soro antiofídico específico para o veneno da serpente.
O que o Butantan diz sobre o desaparecimento da naja
Segundo o instituto, a naja desapareceu do Laboratório de Herpetologia, localizado a pouco mais de 1 quilômetro e meio do Parque da Ciência e seus museus. Não há riscos para os visitantes na área pública.
Ao jornal O Globo, Giuseppe Puorto, diretor-cultural do instituto, afirmou que a fuga não levanta preocupações sobre segurança, pois a cobra tem diversos predadores naturais nos jardins do Butantan.
“Ela pode ter acessado o lado de fora? Pode”, explicou. “Só que existem predadores naturais dentro do parque do Butantan. Quem pode comer cobra? Nós temos corujas, gaviões que vivem por aqui. Nós temos gambá comedor de cobra venenosa. E teiú, um lagarto, que tem vários aqui. Ou seja, do ponto de vista de segurança, nós podemos ficar tranquilos.”
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Vixe! Será que ela foi pra Brasília?? Recentemente teve uma que tomou posse por lá……🤔