publicidade
Brasil

Chuva marca o retorno do frio ao Sul e Sudeste nesta sexta-feira, 6

Frente fria avança sobre o país com potencial para pancadas

tempestades, chuvas granizo paraná são paulo alerta perigo
Chuvas e ventos fortes | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nesta sexta-feira, 6, o tempo no Brasil será marcado por instabilidades atmosféricas associadas à chegada de uma nova frente fria, que avança do Sul em direção ao Sudeste. A previsão mostra aumento de nebulosidade, chuva e queda de temperatura principalmente nas faixas litorâneas de São Paulo e Rio de Janeiro, além de partes de Minas Gerais e do Sul do país.

A madrugada já começa com chuvas moderadas a fortes em municípios do litoral paulista, como Santos, Bertioga e São Sebastião. Há possibilidade de descargas elétricas e acumulados que podem superar os 10 mm. No interior do Estado, cidades como Assis e Sandovalina devem registrar volumes acima dos 20 mm, embora o padrão predominante seja de chuvas fracas e passageiras.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Em Minas Gerais, municípios do extremo sul, como Extrema e Camanducaia, também apresentam previsão de precipitação leve, com volumes entre 5 mm e 7 mm. Já no Rio de Janeiro, as chuvas devem ocorrer com menor intensidade, registradas principalmente na porção sul do Estado, com volumes baixos em Resende, Volta Redonda e cidades serranas como Petrópolis e Teresópolis.

O tempo se mantém fechado ao longo do dia em boa parte do Sudeste, especialmente na faixa leste de São Paulo e no centro-sul de Minas Gerais. A presença da frente fria e o transporte de umidade do oceano para o continente inibem a formação de sol e mantêm as temperaturas mais amenas, especialmente nas áreas de maior altitude.

As máximas previstas não ultrapassam os 20°C em áreas como a Região Metropolitana de São Paulo, enquanto nas serras do Rio de Janeiro e Minas Gerais os termômetros podem registrar mínimas entre 9°C e 14°C.

Leia mais:

Frio persistente no Sul acompanha redução da chuva intensa

No Sul do país, a atuação de uma massa de ar frio mantém as temperaturas relativamente baixas. Porto Alegre, por exemplo, apresenta mínima de 10°C e máxima de 17°C. Em Santa Catarina e Paraná, a situação é semelhante, com predomínio de nuvens e temperaturas entre 13°C e 20°C.

O mapa de precipitação acumulada para o dia 6 mostra que, apesar da diminuição das chuvas mais intensas em comparação a quinta-feira, ainda há registros de instabilidade em áreas do norte gaúcho, do leste catarinense e do região sul do Paraná, conforme informa o site Meteored.

Já no Centro-Oeste e parte do Norte, a umidade relativa do ar é baixa, com predomínio de sol e calor ao longo do dia. Cidades como Cuiabá e Palmas registram máximas superiores a 31°C, enquanto Sinop pode alcançar os 34°C. A exceção fica com o extremo oeste de Mato Grosso do Sul e regiões do Amazonas e do Pará, onde ainda ocorrem pancadas de chuva.

Mapa de precipitação acumulada para esta sexta-feira, 6 | Imagem: Meteored/Reprodução

A tendência para os próximos dias é de continuidade desse padrão instável no Sudeste, com maior volume de chuvas previsto a partir do domingo, 8, principalmente com o aprofundamento de uma nova baixa pressão sobre o Sudeste e o Centro-Oeste.

A formação de um ciclone extratropical está prevista para intensificar as precipitações no final de semana e reforça o cenário de um junho mais chuvoso e frio que o habitual. A população deve acompanhar as atualizações da previsão do tempo, principalmente em regiões suscetíveis a alagamentos e deslizamentos.

Leia também: “Equinócio de outono, tempo de refletir”, artigo de Evaristo de Miranda publicado na Edição 156 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade