A megaoperação policial nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro, expôs a estrutura de segurança do traficante Edgar Alves de Andrade, conhecido como Doca — apontado como um dos líderes do Comando Vermelho (CV). Segundo a polícia, cerca de 70 homens faziam a proteção dele.
Doca, de 50 anos, conseguiu escapar durante a ação realizada na terça-feira 28. A informação foi revelada pelo analista Leandro Stoliar, no programa CNN Novo Dia. “Para ter uma ideia da importância do Doca, uma fonte da polícia disse que pelo menos 70 criminosos faziam a segurança dele no momento da operação”, afirmou.
Receba nossas atualizações
+ Corpos expostos no Rio de Janeiro foram adulterados para ‘construção de narrativa’
A ofensiva, considerada a mais letal da história do Estado, deixou 119 mortos, de acordo com números oficiais. Apesar da dimensão da operação, o principal alvo não foi capturado.
O Disque Denúncia oferece recompensa de R$ 100 mil por informações sobre o paradeiro de Doca — o mesmo valor pago, no passado, por informações sobre Fernandinho Beira-Mar.
Estrutura e treinamento dos criminosos
A megaoperação tinha como objetivo cumprir cem mandados de prisão contra lideranças do CV, entre elas Carlos da Costa Neves (Gadernau), Juan Breno Malta Ramos Rodrigues (BMW) e o próprio Doca.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Segundo Stoliar, os criminosos são treinados em táticas de guerrilha, o que dificulta a aproximação das equipes. “Para chegar ao principal alvo, é preciso atravessar várias barreiras de criminosos que defendem o chefe da facção”, disse.
Detalhes da megaoperação Contenção

A Operação Contenção mobilizou 2,5 mil policiais, além de blindados e helicópteros, e teve como alvo lideranças do Comando Vermelho. O objetivo era cumprir cem mandados de prisão depois de mais de um ano de investigações da Delegacia de Repressão a Entorpecentes.
Durante os confrontos, criminosos lançaram drones com exploxivos, incendiaram barricadas e bloquearam vias como a Linha Amarela, a Grajaú–Jacarepaguá e a Rua Dias da Cruz, no Méier.






































Os policiais do Rio arriscam suas vidas enquanto os melancias continuam com a pintura de meu fio.
Piotto, Sem Filtro, 29/10/2025: “operação organizada, pensada”
“montada de um dia para o outro”?