publicidade
Brasil

Candidatos ao Enem 2022 já podem recorrer da isenção negada

Participantes que faltaram em 2021 também podem apresentar justificativas

Enem
Foto: Reprodução/Agência Brasil

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu nesta segunda-feira, 25, o prazo para apresentação de recursos para os estudantes que tiveram negado o pedido de isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou faltaram à edição de 2021.

O prazo para os recursos vai até sexta-feira 29, e o resultado será divulgado em 6 de maio. Os interessados devem acessar a página do participante e anexar a documentação que comprove a necessidade de isenção ou justifique a falta à edição anterior.

Receba nossas atualizações

De acordo com o Inep, os documentos devem estar nos formatos PDF, PNG ou JPG. O resultado dos pedidos de isenção — apresentados entre 4 e 15 de abril — foi publicado pelo Inep na página do participante na última sexta-feira, 22.

Direito à isenção do Enem

Possuem direito à isenção os participantes que:

  • estão cursando a última série do ensino médio em escolas públicas;
  • estudaram o ensino médio completo em escolas públicas ou sejam bolsistas integrais em escolas particulares — esses candidatos precisam ter a renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio, ou seja, R$ 1,8 mil, por pessoa;
  • são membros de família de baixa renda, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal — é necessário informar o Número de Identificação Social.

A isenção da taxa não garante participação no exame. O Inep ainda não divulgou o calendário de inscrição no Enem 2022 nem a data da prova.

Relacionadas

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.