publicidade
Brasil

Calamidade pública: chuvas deixam 19 mortos no Espírito Santo

Nas redes sociais, moradores de Mimoso do Sul — um dos municípios mais afetados — disseram que a cidade 'acabou'

Alagamentos destruíram residências e comércios | Foto: Reprodução/Redes sociais

Dezenove pessoas morreram e 7,6 mil tiveram de sair de suas casas desde o sábado 23, quando fortes chuvas começaram a atingir o sul do Espírito Santo. Enchentes, deslizamentos de terra e interdições de estradas foram registrados. As cidades mais afetadas são Mimoso do Sul, Vargem Alta, Apiacá, Bom Jesus do Norte, Guaçuí, Muniz Freire e Jerônimo Monteiro. 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já havia emitido um alerta vermelho para chuvas intensas na região, que faz divisa com o Estado do Rio de Janeiro. A previsão, divulgada na sexta-feira 22, era de chuvas superiores a 60 milímetros (mm) por hora (60 litros de água para cada metro quadrado) e maiores que 100 mm por dia. 

Receba nossas atualizações

Leia mais em: “Previsão do tempo: frente fria leva tempestade à Região Sudeste”

Por meio de boletim, a Defesa Civil estadual afirmou que o volume de chuva em Mimoso do Sul chegou a 231,8 milímetros em intervalo de 24 horas. A força da água da chuva chegou a arrastar os carros que estavam estacionados no centro da cidade.

A cidade também ficou sem energia elétrica e sem abastecimento de água. O serviço de energia foi restabelecido no domingo 24, porém, segundo o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), a rede de água do município capixaba foi totalmente destruída.

Leia também: “Chuvas intensas e rajadas de vento: confira a previsão do tempo para as próximas semanas”

Na noite de sábado, o prefeito de Mimoso do Sul, Peter Costa (Republicanos), publicou um vídeo e afirmou que sua família estava fazendo o possível para resgatar alguns dos moradores ilhados. Ele também relatou que, pela falta de recursos, ele não estava dando conta de atender a todos os cidadãos.

“Mimoso inteira está me ligando, dizendo que tem gente morrendo, que tem gente ilhada […] eu não sei mais o que fazer”, disse o prefeito, em vídeo. “Os bombeiros já estão nas ruas, meu pai está com o barco de motor tentando salvar algumas pessoas, mas todo mundo tem que ajudar, eu não estou dando conta”

Segundo informações publicadas no portal G1 Espírito Santo, o coordenador-adjunto estadual da Defesa Civil, o tenente-coronel Benicio Ferrari Junior informou que em Mimoso do Sul a água já está baixando. Isso permite que as equipes acessem mais áreas.

Ao longo do final de semana, o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), esteve presente em algumas das cidades mais afetadas e afirmou que todas as medidas cabíveis já estão sendo tomadas por sua gestão. Ele também disse que estará prestando auxílio à Prefeitura de Mimoso do Sul no processo de reconstrução e limpeza do município.

Moradores fazem relatos sobre as chuvas

Alguns dos moradores das regiões afetadas foram às redes sociais para falar sobre a situação nos municípios e das perdas materiais que tiveram. Um usuário do Twitter/X teve o escritório totalmente destruído pelos alagamentos em Mimoso do Sul.

Outro morador publicou fotos da cidade submersa e afirmou que o município está em estado de “destruição total”.

O perfil “Espírito Santo em Deprê” publicou imagens aéreas de Mimoso do Sul. Nelas, é possível visualizar algumas das residências e comércios que foram atingidos pela água.

O número de afetados segue aumentando. Desde o início das chuvas, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec) do Espírito Santo está publicando informações atualizadas sobre mortos, desalojados e feridos via boletim extraordinário, que costuma ser atualizado de seis em seis horas.

O boletim mais recente foi publicado à 0h desta segunda-feira, 25.

Medidas do governo federal

No domingo 24, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) anunciou que enviou uma equipe para prestar apoio aos municípios atingidos pelas fortes chuvas.

De acordo com a pasta, os técnicos da Defesa Civil Nacional vão ajudar as prefeituras das cidades afetadas pelas fortes chuvas a fazerem os planos de trabalhos necessários para obter recursos do governo federal, seja para assistência humanitária, restabelecimento ou reconstrução.

As cidades são:

  • Alfredo Chaves
  • Apiacá
  • Bom Jesus do Norte
  • Vargem Alta
  • Mimoso do Sul
  • Ibitirama
  • Muqui
  • Muniz Freire
  • Guaçuí
  • Castelo

O ministério também afirmou que já solicitou a mobilização das Forças Armadas, via Ministério da Defesa, para apoio nas ações de socorro e assistência à população afetada.

Em publicação no Twitter/X, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que se “solidariza” com as famílias afetadas pela tragédia e que o governo federal está em “contato constante” com a administração estadual para auxiliar na reparação de danos causados por enchentes.

Nas redes sociais, o governador Renato Casagrande também informou que Lula fez uma ligação no sábado 24, em que reafirmou o “apoio da gestão federal”. Até o momento, o governo federal não anunciou medidas de auxílio nem liberou recursos para a reconstrução de imóveis nos municípios atingidos pelas chuvas.

+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. Christian
    Christian

    Os Recursos Feerais devem ser IMPLORADOS.
    E o Molusco só vai fazer uma visita em 2025.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.