publicidade
Brasil

Buscas por helicóptero desaparecido entram no 5º dia

FAB já voou cerca de 30 horas em investigação

desaparecimento helicóptero ilhabela | FAB procura helicóptero que partiu do Aeroporto de Campo de Marte, na cidade de São Paulo, e deveria ter chegado em Ilhabela, no litoral paulista | Foto: Reprodução/CNN Brasil
FAB procura helicóptero que partiu do Aeroporto de Campo de Marte, na cidade de São Paulo, e deveria ter chegado em Ilhabela, no litoral paulista | Foto: Reprodução/CNN Brasil

Esta sexta-feira, 5, marca o quinto dia de buscas pelo helicóptero que desapareceu no litoral norte de São Paulo. A aeronave sumiu no último domingo, 31,  e as operações de resgate começaram no dia seguinte.

O piloto Cassiano Tete Teodoro, de 44 anos, estava a bordo do helicóptero com outras três pessoas. Ele havia decolado no início da tarde no domingo do Aeroporto de Campo de Marte, na cidade de São Paulo, e deveria ter chegado em Ilhabela, no litoral paulista. 

Receba nossas atualizações

Na última quarta-feira, 3, o corpo de um homem foi encontrado às margens de uma represa na cidade Natividade da Serra, no Vale do Paraíba, perto do litoral norte. A príncipio, a investigação suspeitou que o homem fosse passageiro do helicóptero.

FAB já voou cerca de 30 horas em busca de helicóptero desaparecido

helicóptero desaparecido
A aeronave de buscas tem um radar com capacidade de alcance de até 360 km | Foto: Reprodução/CNN Brasil

Na quinta-feira 4, a Defesa Civil e a Secretaria da Segurança Pública descartaram a relação com o caso. No ar, as buscas são feitas pela Força Aérea Brasileira (FAB) e pela Polícia Militar de São Paulo, com helicóptero águia, segundo a CNN Brasil. 

O Corpo de Bombeiros deve começar em breve as buscas em terra. Para isso, a instituição precisa das coordenadas sobre a possível localização da aeronave.

+ Leia mais notícias sobre o Brasil em Oeste

Com o avião SC-105 Amazonas, o Esquadrão Pelicano da FAB já fez cerca de 30 horas de voo em busca do helicóptero desaparecido.

A aeronave de buscas tem um radar com capacidade de alcance de até 360 km e tem um sistema de comunicação via satélite que possibilita o contato com outras aeronaves ou centros de coordenação de salvamento, inclusive em voos de baixa altitude.

O avião da FAB também conta com um sistema eletro-óptico de busca por imagem e por espectro infravermelho. “Isso permite realizar buscas pelo calor”, explicou a FAB. “Permitindo detectar, por exemplo, uma aeronave encoberta pela vegetação ou uma pessoa no mar.”

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.