publicidade
Brasil

Brasil tem quase 6 mil mortes por dengue em 2024

Segundo Ministério da Saúde, Brasil contabilizou 6,5 milhões de casos prováveis da doença

Dengue matou mais do que covid em 2024 | Foto: Shutterstock

O Ministério da Saúde informou que o Brasil contabilizou 6.592.938 casos prováveis de dengue ao longo deste ano, segundo dados do Painel de Monitoramento das Arboviroses.

Ao todo, foram confirmadas 5.893 mortes pela doença, enquanto outras 1.103 estão sob investigação. O coeficiente de incidência nacional é de 3.247 casos para cada 100 mil habitantes.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

São Paulo lidera em números absolutos, com 2,1 milhões de casos prováveis, seguido por Minas Gerais (1,6 milhão), Paraná (653 mil) e Santa Catarina (348 mil). No entanto, o Distrito Federal apresenta o maior coeficiente de incidência, com 9.884 casos por 100 mil habitantes, à frente de Minas Gerais (8.231), Paraná (5.710) e São Paulo (4.846).

Ministério diz que vai intensificar ações de combate à dengue

Diante do aumento expressivo de casos, o Ministério da Saúde disse que vai intensificar as ações de vigilância e controle em áreas críticas.

O objetivo das medidas, segundo o ministério, é atualizar dados epidemiológicos, reforçar estratégias de prevenção e controle e alinhar esforços com os Estados e municípios para conter o avanço das arboviroses.

Leia também: “Em 2024, dengue matou mais que a covid-19”

“Em Mato Grosso, os casos de chikungunya estão em alta, enquanto no Espírito Santo a arbovirose emergente febre do Oropouche teve aumento”, diz o ministério.

Além de mapear os dados epidemiológicos, as equipes técnicas dizem que vão atualizar informações sobre coberturas vacinais, revisar estoques de vacinas e insumos laboratoriais, aperfeiçoar métodos de análise de risco e identificar áreas prioritárias para ações preventivas.

Leia mais sobre:

5 comentários
  1. Marcelo Gurgel
    Marcelo Gurgel

    Esse ministério insalubre desse de6sgoverno está matando muita gente.

  2. O BELFORROXENSE
    O BELFORROXENSE

    Isso sim é governo “GENOCIDA”, o presiDENGUE Luladrão agora tem mais um adjetivo: assassino! Parabens aos envolvido esquerdiotas…

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.