publicidade
Brasil

Bolsonaro explica por que o governo negou ajuda da Argentina

Segundo o presidente, o país vizinho 'ofereceu a ajuda de dez homens'

argentina
Presidente Jair Bolsonaro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos | Foto: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro (PL) respondeu nesta quinta-feira, 30, por que o governo federal negou a ajuda oferecida pela Argentina às famílias atingidas pelas chuvas na Bahia.

“A Argentina ofereceu assistência de dez homens ‘capacetes brancos’ para trabalho de almoxarife e seleção de doações, montagem de barracas e assistência psicossocial à população afetada pelas enchentes na Bahia”, escreveu Bolsonaro no Twitter.

Receba nossas atualizações

“O fraterno oferecimento argentino, porém muito caro para o Brasil, ocorre quando as Forças Armadas, em coordenação com a Defesa Civil, já estavam prestando aquele tipo de assistência à população afetada, inclusive com o apoio de três helicópteros da marinha e do exército”, explicou o presidente.

Segundo Bolsonaro, por essa razão, o governo avaliou que a ajuda dos argentinos não seria necessária naquele momento. O presidente afirmou que, se necessário, em caso de agravamento das condições, a ajuda “poderá ser acionada”.

Na quarta-feira 29, o Itamaraty aceitou doações da Agência de Cooperação do Japão, com barracas de acampamento, colchonetes, cobertos, lonas plásticas, galões plásticos e purificadores de água. O material chegará à Bahia por via aérea ou será adquirido no mercado brasileiro, informou Bolsonaro.

O presidente ainda disse que o governo brasileiro está aberto a ajudas e doações internacionais.

Ajuda dos argentinos

Na quarta-feira 29, o Ministério das Relações Exteriores negou autorização do envio de ajuda humanitária por parte do governo da Argentina, segundo informou, em nota, o governo da Bahia.

O governo baiano afirmou que recebeu o documento do consulado argentino informando a decisão da União. Na dispensa aos esforços do país vizinho, o governo brasileiro afirmou que a crise na Bahia está “sendo enfrentada com a mobilização interna de todos os recursos financeiros e de pessoal necessários”.

Relacionadas

Leia mais sobre:

18 comentários
  1. Marco Polo Gerard Bondim
    Marco Polo Gerard Bondim

    Temos um mar de lama e lixo pela frente que vem crescendo desde FHC; mais precisamente após a Lei da Anistia.
    Deixamos acontecer, agora muito esforço e suor para consertar!

  2. Augusto
    Augusto

    Perfeita a decisão do presidente. Não vá na onda da esquedalha não Capitão! Isso pode ter o dedo de quem lhe falta um.

    1. jose angelo baracho pires
      jose angelo baracho pires

      Sequer a esquerdalha quer saber do problema. Estão putos da vida porque a assistência foi dada diretamente através do Tarcísio, futuro gov da nossa são Paulo, e como o dinheiro pandemico na mão do povo.
      Senão cairia nas delikatessem dos bandidos!!!
      Aqui não tem STF furando o EXECUTIVO.
      Este que tiramos do conluio sórdido desde 2018.
      Temer foi um fdp, como quer continuar sendo o PSDB.
      Cadê a grana das eleições? Os inocentes analfabetos de Itamaraju precisam saber!!!
      Dá aí uma declaração Álvaro Dias!!!

  3. Sandro Luis Batista Soares
    Sandro Luis Batista Soares

    Só para contrariar o presidente, o Rui vai aceitar a ajuda dos hermanos, aguardem..

    1. jose angelo baracho pires
      jose angelo baracho pires

      Que ajuda? Não tem argentino bandido imbossal! De botar grana direta, em agradecimento chinês, no bolso de “algo RUIm”.

      1. José Arnaldo Amaral
        José Arnaldo Amaral

        Alvíssaras ! Salvem, salvem, a “inculta & bela ” de Camões…Eí-la estuprada pela maioria de discentes/docentes tupiniquins desde o Oiapoque até o Chuí. Porca miséria ! ( sem ofensa aos (as) bacorinhos(as) de 4 patas…).

  4. BOANERGES FREITAS
    BOANERGES FREITAS

    Semântica vista e encerrada a discussão, correta postura de não aceitar, no momento, a “ajuda” argentina.

  5. Roberto Fakir
    Roberto Fakir

    Até agora não entendi porque Bolsonaro ficou passeando de Jet Sky e não decretou intervenção na Bahia retirando do governo baiano o incompetente e ladrão de respiradores Rui Costa e assumindo o governo baiano. Rui Costa já foi indiciado pela CPI do RN por ladroagem explicita com participação de uma empresa qud vende maconha.

    1. jose angelo baracho pires
      jose angelo baracho pires

      Caro Fakir. Que dia começa o seu curso de “como entender a constituição comunista de 1.988?”.
      Como o “Bozo” não rouba, pago a inscrição do Capitão. Caso não tenha grana o nosso Messias, ou não queira essa instrução é claro.

  6. Paulo Renato Versiani Velloso
    Paulo Renato Versiani Velloso

    Não se deve negar nenhuma ajuda, desde que seja uma ajuda que faça alguma diferença. Por exemplo se eu enviar um PIX no valor de R$ 1,00, isso pode soar até como uma espécie de esmola, uma provocação. É o que eu penso sobre essa ajuda argentina, tem um fundo de provocação. Foi melhor agradecer e dispensar para não ser mal educado, apenas isso e de resto pode enfiar essa ajuda, sabem onde.

    1. Serafim Dos A. Castro Neto
      Serafim Dos A. Castro Neto

      E tem mais, se o Brasil tivesse aceitado a oferta, nossa oposição, FSP, OESP, Globo e UOL iriam dizer q esse é um governo desestruturado e q até precisa da ajuda de uma pobre Argentina nessas horas. Negar a ajuda desses dez homens foi a decisão correta. Depois tem outra, assistência social em portunhol não iria funcionar mesmo…

    2. Alberto Torres
      Alberto Torres

      Paulinho, ainda vejo esperança pra você.
      Está sendo menos vazio e isentão, resolução de ano novo?

  7. Moacir Salzstein
    Moacir Salzstein

    Bolsonaro explica “ por que” e não “ porque”. Favor corrigir o erro de português

    1. conrado
      conrado

      mas está certo. PORQUE (junto e sem acento) estaria errado. POR QUE ( separado e sem acento ) equivale a ”por qual razão”, ”por qual motivo”, ”pelo qual”, etc. Se o artigo ”o” estivesse na frente, o certo seria ” o PORQUÊ ( junto e com a acento).

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.