publicidade
Brasil

Avião da Voepass ficou com asas na vertical e teve rotação de 180º antes de cair, diz relatório

Análise preliminar revela que falha no sistema de descongelamento e condições severas de gelo foram as principais causas do acidente

FAB transporta mais 12 corpos de vítimas do acidente da Voepass
Avião tinha como destino final o Aeroporto de Guarulhos (SP) | Foto: | Foto: Secretária de Segurança de São Paulo

Os últimos momentos do avião da Voepass que caiu em Vinhedo (SP) e deixou 62 pessoas mortas, em 9 de agosto, foram caracterizados por movimentos abruptos, incluindo uma inclinação quase vertical das asas e uma rotação de 180º antes da queda.

Relatório preliminar do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), divulgado nesta sexta-feira, 6, indicou como principais causas da queda do avião da Voepass as condições severas de gelo e uma possível falha no sistema de descongelamento das asas.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

A última comunicação com o controle de tráfego aéreo e a perda de comando do avião da Voepass ocorreram em menos de um minuto, segundo informações do jornal Estadão. O voo partiu de Cascavel (PR) às 11h58 com destino a Guarulhos (SP).

Às 12h15, o comandante informou uma falha no sistema antigelo, conforme registro da caixa-preta da aeronave. O copiloto mencionou “bastante gelo” às 13h20. Depois de 33 segundos do comentário, o controle de tráfego autorizou uma curva para manter uma altitude de 17 mil pés. A tripulação confirmou a instrução às 13:20:39.

Avião da Voepass caiu logo depois de confirmar instrução

Ainda segundo relatório do Cenipa, às 13h20min57, o avião da Voepass iniciou uma curva à direita com inclinação de 32 graus. Durante a manobra, a caixa-preta registrou uma vibração e um alarme de “estol”, indicando perda de sustentação.

O avião então inclinou-se à esquerda a 52 graus, seguido por uma inclinação à direita de 94 graus, com as asas em posição vertical. A aeronave fez uma rotação de 180 graus e entrou em uma queda em parafuso, colidindo com o solo menos de depois minutos depois, às 13h22.

O Cenipa, órgão preventivo da Força Aérea Brasileira, trabalha para identificar os fatores que levaram ao acidente e prevenir futuros incidentes. A investigação final ainda está em andamento e abordará aspectos como a “consciência situacional dos pilotos” e o gerenciamento das equipes.

De acordo com o relatório, a aeronave estava regular e apta para voar em condições de gelo severo, e os tripulantes tinham treinamento adequado.

Declaração da Voepass

Em nota, a Voepass Linhas Aéreas afirmou “que está prestando todo o atendimento aos familiares das vítimas neste momento de profunda dor, para garantir que suas necessidades sejam atendidas”.

“O relatório preliminar divulgado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) confirma que a aeronave do voo 2283 estava com o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) válido e com todos os sistemas requeridos em funcionamento”, ressaltou a empresa.

A companhia aérea acrescentou que, conforme relatório do Cenipa, “ambos os pilotos estavam aptos para realizar o voo, com todas as certificações de pilotagem válidas e treinamentos atualizados”.

“Cabe lembrar que a investigação de um acidente aéreo é um processo complexo, que envolve múltiplos fatores e requer tempo para ser conduzida de forma adequada. Somente o relatório final do Cenipa poderá apontar, de forma conclusiva, as causas do ocorrido”, finalizou.

1 comentário
  1. Marcus Magalhães
    Marcus Magalhães

    Relatório, ou narraram o que viram das imagens? Não esclareceu nada além do que já tínhamos visto.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade