publicidade
Brasil

Mudança de estratégia faz Polícia Civil de SP quintuplicar apreensão das drogas K 

Estado intensificou investigações contra depósitos clandestinos de entorpecentes

apreensão das drogas
Quantidade de drogas K apreendida em oito meses de 2023 é cinco vezes maior que o total apreendido em 2022 | Foto: Divulgação/Polícia Civil

O Departamento de Investigações sobre Narcóticos da Polícia Civil de São Paulo (Denarc) quintuplicou a apreensão das “drogas K” — também conhecidas como K2, K4, K9, maconha sintética ou spice —, em relação ao ano passado.

Entre 1º janeiro e 21 agosto de 2023, as apreensões das drogas somaram 57 quilos, em comparação aos 11,6 quilos recolhidos pelo departamento durante todo o ano passado. 

Receba nossas atualizações

Nova estratégia para apreender drogas

De acordo com o delegado divisionário do Denarc, Carlos Castiglioni, o aumento na apreensão das drogas é resultado de uma mudança na estratégia dos focos investigativos na gestão de Tarcísio de Freitas

A polícia passou a direcionar as investigações para as centrais de abastecimentos, também chamadas de “Casas Bombas”. As “Casas Bombas” são depósitos clandestinos, usados para armazenar diferentes tipos de drogas antes de sua distribuição. 

Leia também: “Polícia apreende 10 mil porções de drogas em São Paulo”

Apesar do aumento, a quantidade de drogas K apreendida ainda é menor, em relação aos demais entorpecentes. O delegado Castiglioni explica que há dois fatores que interferem nessa diferença.

O primeiro é o fato de esse tipo de droga ser relativamente novo. O segundo é a sua potência, pois, mesmo diante do uso de baixas doses, a droga consegue produzir efeitos significativos.

Além das drogas K em São Paulo: Estado registra aumento na apreensão de maconha

O Denarc também bateu um recorde na apreensão de maconha. Foram mais de 12 toneladas apreendidas em todo o Estado, três vezes mais do que em julho de 2022.

apreensão das drogas
Polícia descobre 3,4 toneladas de maconha em casa na zona sul de São Paulo | Foto: Reprodução/Governo de São Paulo

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) também informou que, no mês passado, foram apreendidos 882 quilos de cocaína, 15 quilos de crack e 53 quilos de outras drogas.

2 comentários
  1. David
    David

    Os homens de bem (policiais civis e militares) e um Governo (de São Paulo) comprometido com a sociedade lutando contra o crime, enquanto o STF facilitando a vidada dos “trabalhadores”. Trabalho de “enxugar gelo”!

  2. ROBERTO MIGUEL
    ROBERTO MIGUEL

    esse é o verdadeiro motivo da atual perseguição dos jornalixos ao governador Tarcísio, aonde já se viu fazer o que o governo federal vem se esforçando para não fazer, apreender drogas e traficantes.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.