publicidade
Brasil

Anvisa libera parte dos produtos da Ypê

Detergentes e desinfetantes produzidos neste ano voltam ao mercado; recolhimento de lava-roupas continua

YPê
A Anvisa suspendeu a fabricação, a comercialização e a distribuição de lotes de produtos da marca Ypê com numeração final 1 em 7 de maio por estarem contaminados | Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou os detergentes e os desinfetantes da Ypê produzidos a partir de 1º de abril de 2026. A decisão consta em resolução publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 22.

A medida altera parcialmente a suspensão determinada pela agência em abril deste ano, que atingiu detergentes, desinfetantes e lava-roupas fabricados pela Química Amparo Ltda., responsável pela marca Ypê. Os lotes afetados possuem numeração final 1.

Receba nossas atualizações

Os produtos atingidos pertencem às linhas: Ypê; Tixan Ypê; Bak Ypê; e Atol | Foto: Divulgação/Oeste | Imagem criada com o auxílio de inteligência artificial
Os produtos atingidos pertencem às linhas: Ypê; Tixan Ypê; Bak Ypê; e Atol | Foto: Divulgação/Oeste | Imagem criada com o auxílio de inteligência artificial

Segundo a Anvisa, a liberação ocorreu depois que a empresa apresentou laudos considerados satisfatórios para todos os lotes de detergentes e desinfetantes produzidos em 2026.

Entre os produtos liberados estão os lava-louças com enzimas ativas Ypê, lava-louças Ypê, lava-louças concentrado Ypê Green e lava-louças Ypê Toque Suave. A decisão também alcança os desinfetantes Bak Ypê e Pinho Ypê.

Lava-roupas seguem em recolhimento

A Anvisa manteve o recolhimento voluntário dos lava-roupas fabricados até 31 de março de 2026. Segundo a agência, a medida integra a estratégia de mitigação de riscos e de normalização operacional prevista no plano aprovado pela Diretoria Colegiada.

O recolhimento envolve os produtos da linha Tixan Ypê, entre eles Combate ao Mau Odor, Cuida das Roupas, Antibac, Coco e Baunilha, Green, Express, Power Act, Premium, Maciez e Primavera.

Em 7 de maio, a Anvisa publicou uma resolução que suspendeu mais de cem lotes de lava-louças, sabões líquidos para roupas e desinfetantes da marca. Todos os produtos atingidos possuíam numeração final 1.

A medida ocorreu depois de uma fiscalização conjunta realizada pela Anvisa, pela Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo e pela Vigilância Sanitária de Amparo, no interior paulista. A inspeção identificou 76 irregularidades em etapas críticas da produção e apontou risco de contaminação microbiológica.

A fiscalização ocorreu meses depois de a própria fabricante registrar, em novembro de 2025, um evento de contaminação microbiológica pela bactéria Pseudomonas aeruginosa. Na ocasião, a empresa recolheu produtos da linha de lava-roupas.

Além disso, a Unilever apresentou denúncias à Anvisa e à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), em outubro de 2025. Segundo o texto, a multinacional encaminhou laudos que indicavam a presença da mesma bactéria em produtos da linha Tixan Ypê.

Em 8 de maio deste ano, a Ypê protocolou um recurso administrativo que suspendeu temporariamente as punições aplicadas pela Anvisa até o julgamento final do colegiado.

A fabricante afirma possuir laudos independentes que atestam a segurança dos produtos. A empresa também informa que apresentou mais de 230 ações corretivas e mantém colaboração com a agência reguladora. A Ypê ainda paralisou, por iniciativa própria, as linhas de produção da fábrica afetada.

+Leia mais notícias de Brasil em Oeste

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.