publicidade
Brasil

Ano começa com alerta de chuva intensa e tempestade pelo Brasil

Estados sob atenção, segundo o Inmet, são Amazonas, Rondônia, Pará, Tocantins, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo

Mapa do Inmet, em alusão à matéria sobre o ano começar com alerta de chuva intensa e tempestades pelo Brasil
Mapa do Inmet, com os Estados em alerta | Foto: Reprodução/Inmet

O início de 2025 no Brasil é marcado por um alerta de chuva intensa, que afeta grande parte do território nacional. Mesmo sem a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para 11 Estados no dia 1º de janeiro.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Receba nossas atualizações

As unidades federativas sob alerta incluem Amazonas, Rondônia, Pará, Tocantins, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. As condições climáticas projetam um período úmido ativo no centro-norte do país.

A Região Sul está sob influência de uma frente fria, que aumenta o risco de tempestades variadas. A Meteored Brasil corrobora essas previsões, identificando as áreas de maior risco conforme indicado pelo Inmet.

Instabilidades atmosféricas e chuva intensa

Os Estados sob alerta laranja incluem Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí e Bahia | Foto: Rawpixel.com/Freepik
Depois de uma manhã de tempo firme, à medida que o dia avança, instabilidades atmosféricas podem resultar em pancadas de chuva de forte intensidade | Foto: Rawpixel.com/Freepik

Depois de uma manhã de tempo firme, à medida que o dia avança, instabilidades atmosféricas podem resultar em pancadas de chuva de forte intensidade, principalmente a partir do início da tarde.

Há potencial para eventos climáticos intensos nas regiões leste e norte de São Paulo, no Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Goiás. Além disso, o norte e leste de Mato Grosso, Tocantins, oeste do Pará, Amazonas, Acre e Rondônia também estão sob alerta.

Leia mais: “Afundando”, artigo de Alexandre Garcia publicado na Edição 248 da Revista Oeste

Na Região Sul, do leste até o sul de São Paulo, a circulação dos ventos deve provocar chuvas leves e pontuais. Entretanto, entre o final da tarde e início da noite, existe a possibilidade de chuvas mais intensas e tempestades localizadas no sul do Rio Grande do Sul e na região central de Santa Catarina. A previsão para quinta-feira, 2, é de formação de uma nova frente fria na Região Sul.

Previsão para a formação de nova frente fria

Frente fria chega ao Sudeste
Atenção especial está no Rio de Janeiro, Espírito Santo, centro-norte de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, Tocantins, oeste do Pará, Amazonas, Acre e Rondônia | Foto: Divulgação/Freepik

Este sistema deve começar a impactar pela manhã, com chuvas mais significativas esperadas no oeste do Paraná e Santa Catarina. A tarde traz alerta de chuvas intensas e tempestades para o norte do Rio Grande do Sul, além de todo o território de Santa Catarina e Paraná.

Em Porto Alegre, espera-se que as chuvas sejam isoladas e de fraca intensidade. No restante do Brasil, o potencial para chuvas intensas e tempestades localizadas persiste.

Atenção especial está no Rio de Janeiro, Espírito Santo, centro-norte de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, Tocantins, oeste do Pará, Amazonas, Acre e Rondônia. Em São Paulo, a previsão limita-se a chuvas leves e isoladas na faixa leste.

Leia também: “A colheita maldita”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 248 da Revista Oeste

Com a chegada da noite, a frente fria deve começar a influenciar o Sudeste e resultar em tempo firme em toda a Região Sul.

Até o domingo 5, o modelo de previsão da Meteored sugere que acumulados de chuva podem chegar a 200 mm em GO, MG e ES. Entre o litoral norte de SP, a região do Vale do Paraíba e o sul do RJ, é possível que acumulados atinjam 100 mm.

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.