publicidade
Brasil

Alertas de tempestades afetam 12 Estados brasileiros

Situação será mais crítica no Rio Grande do Sul, onde as chuvas podem atingir 100 mm por dia e os ventos chegam a 100 km/h

Alertas de tempestades afetam 12 Estados brasileiros
Inmet mapeia Estados com maior risco de tempestade no Brasil | Foto: Divulgação/ABR

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de tempestades para esta semana que devem atingir 12 Estados brasileiros. Os locais sob aviso de chuvas intensas são Amazonas, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Minas Gerais, Bahia, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Receba nossas atualizações

No Norte, Sudeste e Centro-Oeste, a previsão indica chuvas de 20 mm/h a 30 mm/h, podendo atingir 50 mm por dia.

Regiões que abrangem os alertas de tempestades

No Rio Grande do Sul, os riscos são maiores, com até 100 mm de chuva por dia e ventos que podem chegar a 100 km/h. Também no Sul, as chuvas se concentram no Paraná no final da semana.

Contudo, as áreas mais ameaçadas incluem vastas regiões de Goiás e Santa Catarina. Os dois Estados têm grande parte de seus territórios em estado de “perigo”, com previsão de ventos que podem alcançar 100 km/h e chuvas intensas, chegando a 60 mm por hora. Essas condições aumentam os riscos de quedas de árvores e cortes de energia elétrica.

Alerta de tempestade
As regiões atingidas podem registrar ventos de até 100 km/h | Foto: Divulgação/Inmet

Na Região Norte, o Amazonas verá as maiores chuvas, especialmente no oeste e no sul. Já o sul do Pará, Acre e Rondônia também terão grandes precipitações. O Centro-Oeste enfrenta instabilidade, mais frequente em Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, com destaque para Mato Grosso do Sul.

Previsão para outras regiões

As precipitações já afetam algumas áreas do país, com destaque para os locais que enfrentam seca. No Sudeste, Triângulo Mineiro e sul de Minas são os locais mais atingidos, enquanto leste de Minas, norte fluminense e Espírito Santo devem ter chuvas leves.

+ Nova frente fria traz chuvas intensas e ciclone ao Brasil

No Nordeste, possibilidade de chuva ainda é rara, mas tem aumentado no sul do Maranhão e do Piauí, além do Oeste da Bahia. O Centro Nacional de Monitoramento de Desastres (Cemaden) mantém alertas de risco “moderado” para deslizamentos na capital, Salvador. Embora os ventos não sejam tão intensos, a previsão é de chuvas significativas na região.

Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, por outro lado, terão uma semana ensolarada, com chuvas em algumas áreas isoladas.

São Paulo pode enfrentar novas tempestades e rajadas de ventos

Os novos alertas do Inmet mostram que o interior de São Paulo está em “perigo potencial” para chuvas fortes e ventos entre esta terça-feira, 15, e a quinta-feira 17.

No Estado, a ameaça de tempestades ainda persiste na porção norte/oeste, abrangendo Araçatuba, São José do Rio Preto, Presidente Prudente e Bauru. O Inmet prevê até o fim da quarta-feira 16 chuvas de 20 mm a 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, ventos de 40 a 60 km/h e possibilidade de granizo.

+ Chuvas se espalham pelo Brasil nesta semana; veja a previsão

Na capital paulista, que enfrentou uma forte tempestade, com ventos de até 100 km/h na sexta-feira passada, não há alertas para eventos climáticos severos no momento. Há previsão de chuvas apenas no sábado, com ventos “fracos a moderados”.

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade