publicidade
Agronegócio

Tarifa de Trump pode afetar o suco da Coca-Cola

A decisão do presidente norte-americano compromete o abastecimento de uma matéria-prima importante para indústria de refrigerantes

A Colca-Cola usa suco de laranja para fabricar a Fanta | Foto: Artur Piva/ChatGPT

Além de água e gás, a fórmula básica de qualquer refrigerante leva suco — e, às vezes, até açúcar. As taxas extras anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos sobre produtos do Brasil podem bagunçar esse mercado. A mira de Donald Trump pode acertar, por exemplo, a Fanta — produto icônico da Coca-Cola, que precisa da laranja para existir.

+ Conheça Curiosamente e descubra o que esconderam de você

Receba nossas atualizações

O Brasil fornece sete em cada dez copos de suco de laranja consumidos no mundo. Por sua vez, a indústria norte-americana gera o equivalente a um copo, enquanto a população local consome 33% da oferta global.

+ Leia mais notícias de Agronegócio em Oeste

Dos dez copos da produção mundial, os norte-americanos consomem mais de três, geram um e importam dois. E aí o agro do Brasil tem um grande negócio. O setor abastece mais da metade das importações de suco concentrado de laranja dos EUA — líquido também usado para fazer a Fanta. Mas o peso desse mercado também é grande do outro lado da balança.

A mira de Trump fora da Coca-Cola

Daqueles sete copos de suco de laranja do Brasil, o mercado norte-americano consome pouco mais de dois. É o segundo maior cliente do país em todo o mundo.

Na última safra, os brasileiros faturaram US$ 2,5 bilhões com as vendas de suco de laranja no mercado internacional. Cerca de US$ 800 milhões vieram dos EUA.

Segundo a CitrusBR, associação que representa os exportadores do suco da fruta do Brasil, a taxação anunciada pela Casa Branca torna as vendas para o país inviáveis. A taxação de Trump pode gerar um buraco na balança comercial do setor.

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. O BELFORROXENSE
    O BELFORROXENSE

    ESQUERDISTAS PIRAM
    GO TRUMP!

    Esquerdálhas coca, mas são fantas!

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.