O Porto de Santos, no litoral sul paulista, movimentou 15,6 milhões de toneladas de cargas em dezembro de 2023, crescimento de 29,1% em relação ao mesmo mês de 2022. Com resultado, que representa recorde para o período, foram movimentados 173,3 milhões de toneladas no decorrer do ano passado, volume também recorde.
+ Leia mais notícias do Agronegócio em Oeste
Receba nossas atualizações
Em nota, a Autoridade Portuária de Santos (APS) informou que a safra recorde grãos e de cana-de-açúcar, juntamente com a recuperação da movimentação de contêineres no porto, foram decisivos para o crescimento. No último mês do ano passado, foram 2,4 milhões de toneladas a mais de granéis sólidos movimentados na comparação com dezembro de 2022.
“Boa parte devido ao aumento na movimentação de soja (+584 mil toneladas, ou +428%)”, afirmou a autoridade portuária. “E açúcar (+998 mil toneladas, ou +70,5%).”.
Em movimentação de contêineres, o crescimento no mês também é expressivo. Em toneladas, foram 23,7% mais (total de 4,74 milhões de toneladas) e 15,5% de aumento em TEU (medida-padrão equivalente a um contêiner de 20 pés).
“A carga conteinerizada registrou queda no total do ano”, informou a APS. “Mas vem se recuperando e em dezembro igualou ao movimento máximo dos últimos três anos.”
Mais números do Porto de Santos

No ano, o Porto de Santos, que teve seu processo de privatização vetado pelo atual governo federal, movimentou 173,3 milhões de toneladas, 6,7% acima dos 162,4 milhões de toneladas de 2022.
Segundo a APS, os embarques cresceram 9,6%, com o total de 130 milhões de toneladas, e os desembarques recuaram 1,2%, para 43,3 milhões de toneladas.
Leia também: “É uma tragédia — temos comida demais”, artigo de J. R. Guzzo publicado na Edição 200 da Revista Oeste
Revista Oeste, com informações da Agência Estado
Entre ou assine para enviar um comentário.
Você precisa de uma assinatura válida para enviar um comentário, faça um upgrade aqui.