publicidade
Agronegócio

Poder de compra sobre fertilizantes atinge o melhor nível em 19 meses

Multinacional Mosaic calcula mensalmente o indicador

Preços fertilizantes
Armazém de fertilizantes | Foto: Divulgação/CNA

O Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF), calculado pela multinacional Mosaic, fechou 0,99 ponto em janeiro. A média do indicador é a melhor dos últimos 19 meses. O insumo é vital para agricultura.

A empresa divulgou os dados nesta segunda-feira, 6. De acordo com a metodologia da pesquisa, valores abaixo de 1 indicam resultados mais favoráveis aos agricultores. Desse patamar para baixo, as trocas são consideradas positivas. Em dezembro de 2022, o número fechou em 1,02. No mês de janeiro de 2021, a média foi ainda maior: 1,42.

Receba nossas atualizações

“O resultado do começo do ano se deve à redução superior dos preços de fertilizantes (-2%) em relação ao das commodities agrícolas (-1,5%), além queda dos custos logísticos internacionais do frete marítimo e da taxação nos portos brasileiros”, afirmou a Mosaic no comunicado.

A companhia explicou também que a melhora do poder de compra sobre os fertilizantes está ligada à redução dos preços do dólar e à diminuição da demanda global por componentes como ureia, potássio e fosfato. “O mercado brasileiro demandou mais por fosfatados do que o mercado global, enquanto a procura por potássicos ficou estável”, acrescentou. “A menor demanda global por nitrogenados e a redução do gás natural influenciaram os custos de produção de fertilizantes.”

No ano contudo, o IPCF fechou em 1,47. É a maior média anual desde 2019. O aumento ocorreu, principalmente, pelos resultados elevados do primeiro semestre.

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.