publicidade
Agronegócio

Não existe Nutella sem agronegócio

Até mesmo o rótulo é produzido com com uma matéria-prima com origem no campo

Em 1964, a Pasta Gianduja dá origem à Nutella | Foto: Reprodução

Algumas marcas se tornam tão conhecidas que viram sinônimo do produto. Um exemplo disso é a Nutella, um creme de avelã com cacau, cuja produção em escala se tornou possível graças ao agronegócio.

Não são apenas a avelã da Nutella e o cacau que dependem do agronegócio para existir. Na verdade, apenas um item do produto nas mesas não vem do setor: o pote — que é feito de petróleo. Mas até mesmo isso pode mudar. Existem algumas embalagens com materiais similares produzidas a partir de matérias-primas como o bagaço de cana, e, em algum momento, a marca pode migrar para essa opção.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Agronegócio em Oeste

Do restante, tudo envolvido na produção do famoso creme tem origem no campo. Até mesmo o rótulo deve sua existência a alguma atividade agropecuária — nesse caso, o cultivo de árvores, como pinus e eucaliptos, para a extração da celulose. Além disso, a receita também leva açúcar, óleo de palma, lecitina de soja, leite e baunilha, que só existem em quantidade suficiente para produção em escala graças ao agronegócio.

Donos da Nutella

A marca pertence à Ferrero, uma empresa que começou como uma pequena doceria em Alba, na Itália, em 1946. O produto que conhecemos hoje surgiu com o nome Pasta Gianduja — uma receita desenvolvida por Pietro Ferrero, fundador da companhia.

O nome atual surgiu em 1964 e é de autoria de Francesco Rivella. Conhecido como o pai da marca, ele ingressou na empresa na década de 1950, logo depois de se formar em química, e se tornou braço direito dos donos da companhia.

Rivella trabalhou na Ferrero por 40 anos e ajudou a criar outras marcas, como as balas Tic Tac e os chocolates Kinder. O químico, pai da marca Nutella, viveu até os 97 anos e faleceu na última segunda-feira, dia 17.

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. Leo Saraiva
    Leo Saraiva

    Tendenciosa nada a matéria 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
    Não tem Nutella sem o agro…….assim como não tem Nutella sem ciência que desenvolve produtos, embalagens e materiais, desde o plástico da embalagem até a tinta do rótulo e os corantes e conservantes…
    Não tem Nutella, nem agro, sem a indústria que fábrica todas as máquinas e veículos da cadeia de transporte….
    Não te Nutella sem a construção civil, responsável pelos silos, prédios, armazéns, rodovias……..
    Não tem Nutella sem a educação, que prepara todos que trabalham na cadeia produtiva……
    E adivinha…..O AGRO É RESPONSÁVEL POR MENOS DE 1/10 DOS EMPREGOS 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
    Gado pira no puxa saquismo dos patrocinadores 🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.