publicidade
Agronegócio

MT: governo avalia indenização a produtores afetados pelo zoneamento

Proposta de mudança na divisão territorial e eventual compensação financeira ainda estão em debate

cna crédito rural
Parte do Orçamento já estaria comprometida

O governo de Mato Grosso estuda “mecanismos para minimizar eventuais impactos negativos” do Zoneamento Socioeconômico Ecológico do Estado (ZSEE-MT) para os agropecuaristas impactados. A informação foi repassada à Revista Oeste por Keile Costa Pereira, superintendente de Informações Socioeconômicas e Ordenamento Territorial de MT. Segundo ela, “questões de indenizações por desapropriação” não são alvos diretos do ZSEE, mas devido à preocupação recorrente de diversos setores, a medida será avaliada.

Leia mais: “MT: governo e produtores voltam a discutir Lei do Zoneamento”

Receba nossas atualizações

De acordo com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Famato), da forma como o projeto está construído haverá problemas socioeconômicos no Estado. A preocupação é a mesma do produtor Hugo Frota Filho, presidente da Associação dos Fazendeiros do Vale dos Rios Araguaia, Cristalino e das Mortes. “Estão tentando transformar a região do Araguaia, área muito produtiva e com enorme potencial para se desenvolver ainda mais, em um enorme Parque Ecológico”, disse.

Primeira consulta pública

Em razão dos apontamentos feitos por diversos setores, o governo pôs em prática uma consulta pública no início deste ano. A iniciativa, divulgada durante a pandemia, foi questionada. No entanto, seguiu adiante, e os compilados das informações serão apresentados ao Conselho Estadual do ZSEE na tarde de amanhã, quinta-feira 16. O grupo é formado por oito secretarias estaduais, uma universidade e 13 instituições, entre as quais está a Famato. Depois dessa reunião, os próximos passos serão discutidos e uma segunda consulta pública, divulgada.

Para entender mais sobre o ZSEE discutido em Mato Grosso, leia: “O agro sob novo ataque”, reportagem de Branca Nunes e Edilson Salgueiro publicada na Edição 49 da Revista Oeste

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade