publicidade
Agronegócio

México suspende exportações de carne suína do Brasil

País é o terceiro maior importador desse alimento no planeta

Frigorífico de suínos no Paraná | Foto: Foto: Reprodução/Senar-PR

Um dos maiores destinos internacionais para a carne suína, o México suspendeu a entrada desse alimento com origem no Brasil. A decisão partiu da Justiça mexicana — que por meio de uma liminar atendeu a um pedido dos produtores de seu país.

A entrevista fez Roberto Perosa, secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, embarcar para o país na terça-feira 28. De janeiro a outubro de 2023, o agronegócio nacional faturou US$ 57 milhões com esse produto no mercado mexicano.

Receba nossas atualizações

A cifra coloca o país como o nono maior destino internacional desse alimento para a indústria brasileira. No período, as exportações brasileiras a esse cliente somaram 23 mil toneladas. A venda do produto brasileiro ao mercado mexicano começou ganhar fôlego em fevereiro deste ano, depois de 20 anos de negociações.

Em 2022, por exemplo, o país faturou somente US$ 1 mil com as vendas brasileiras desse produto ao mercado do país latino.

Consumo de carne suína no México

De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, serão importadas 1,3 milhão de toneladas de carne suína pelo México em 2023. Apenas China e Japão vão comprar volumes maiores, 2 milhões de toneladas e 1,5 milhão de toneladas, respectivamente.

Grande exportador brasileiro

Atualmente, Santa Catarina é o maior exportador desse tipo de proteína no Brasil. Não por acaso, 55% da carne suína que vai do Brasil para o México tem origem no Estado.

Leia mais sobre:

2 comentários
  1. Carlos teixeira Marques valente
    Carlos teixeira Marques valente

    A redação informa que o México suspendeu a exportação de carne suína do Brasil? E o México tem o poder de suspender a exportação de um pais?

  2. Christian
    Christian

    Tem quem queira…!
    Quando o México sentir falta da carne de porco, será tarde demais.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.