publicidade
Agronegócio

Governo recebe ‘com satisfação’ retirada de tarifas dos EUA

Nas redes sociais, Lula reúne Alckmin e Haddad para dizer que foi a ‘vitória do diálogo’

Lula, Alckmin e Haddad: Brasil é favorecido pela alta inflacionária nos EUA governo Lula
Lula, Alckmin e Haddad: Brasil é favorecido pela alta inflacionária nos EUA | Joédson Alves/Agência Brasil

O governo brasileiro informou nesta quinta-feira, 20, que recebeu “com satisfação” a decisão dos Estados Unidos de revogar a tarifa adicional de 40% a produtos agropecuários importados do Brasil. A mudança beneficia principalmente carnes, café e frutas, como manga, coco, açaí e abacaxi. Esses alimentos passam assim a entrar no mercado norte-americano sem a sobretaxa.

Segundo o comunicado, o presidente Donald Trump menciona, em sua ordem executiva, a conversa telefônica entre ele e o presidente Lula da Silva. Na ocasião, ambos decidiram iniciar negociações voltadas à revisão das tarifas. O texto também registra que Trump recebeu recomendações de funcionários do alto escalão de seu governo para suspender a cobrança sobre parte das importações agrícolas brasileiras. O motivo seria o “avanço inicial das negociações” com Brasília.

Receba nossas atualizações

Governo destaca efeito retroativo

A medida tem efeito retroativo a 13 de novembro. A data coincide com o encontro entre o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, em Washington. Na reunião, discutiram-se mecanismos para acelerar a redução de barreiras comerciais entre os dois países. O governo brasileiro não diz, porém, que a decisão norte-americana se baseia principalmente na tentativa de combater a pressão inflacionária.

O Itamaraty reiterou a disposição do Brasil de manter o diálogo como instrumento para solucionar pendências bilaterais, destacando os 201 anos de relações diplomáticas entre Brasília e Washington. Afirmou do mesmo modo que seguirá negociando a retirada das tarifas remanescentes, que afetam outros produtos da pauta comercial.

O presidente Lula classificou a derrubada da tarifa como “uma vitória do diálogo, da diplomacia e do bom senso”. Segundo ele, o avanço resultou dos apelos que fez ao presidente Trump e do trabalho das equipes de negociação, lideradas pelo vice-presidente Geraldo Alckmin e pelos ministros Fernando Haddad e Mauro Vieira. 

Leia também: “O fiasco da COP30”, reportagem publicada na Edição 296 da Revista Oeste

“Esse foi um passo na direção certa, mas precisamos avançar ainda mais”, afirmou, em vídeo publicado no Instagram. Lula destacou que seguirá dialogando com Trump “tendo como norte a soberania e o interesse dos trabalhadores, da agricultura e da indústria brasileira”.

+ Leia mais notícias de Economia na Oeste 

Leia mais sobre:

2 comentários
  1. FLAVIO AUGUSTO ROSSI
    FLAVIO AUGUSTO ROSSI

    SEMPRE MENTIRAS OU NO MÁXIMO MEIAS VERDADES….
    É A CARA DESSE GOVERNO CORRUPTO !

  2. Jocelio de Abreu e Silva
    Jocelio de Abreu e Silva

    Tudo mentira. A decisão foi meramente do governo Trump por pressões inflacionados dentro da economia américana . O PT não consegue falar a verdade um instante se quer. Mente q nem sente.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.