publicidade
Agronegócio

Governador de Mato Grosso propõe boicote ao Carrefour

Sugestão ocorre depois de Alexandre Bompard, CEO a companhia, anunciar que a rede vai deixar de comprar carnes de países do Mercosul

Governador Mauro Mendes sugere que brasileiros pararem de comprar em mercados da rede Carrefour
Governador Mauro Mendes sugere que brasileiros pararem de comprar em mercados da rede Carrefour | Foto: Secom/MT

O governador do Estado de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), propôs um boicote ao Carrefour e também ao Atacadão. A sugestão ocorre depois de Alexandre Bompard, CEO a companhia, anunciar que a rede vai deixar de comprar carnes de países do Mercosul.

+ Leia mais notícias de Agronegócio em Oeste

Receba nossas atualizações

Na quinta-feira 21, Mendes publicou um vídeo em seu Instagram em que pede aos brasileiros que deixem de consumir produtos das lojas do grupo, como forma de “honrar o país”.

Ele afirmou que, assim como o Carrefour pode escolher seus fornecedores, os brasileiros têm o direito de decidir de quem comprar.

“Respeitamos o direito do Carrefour de selecionar os seus fornecedores, entretanto, se o Brasil não serve para vender carne para eles, então essa empresa não deveria ser bem vista aqui”, declarou o governador.

Mauro Mendes justifica motivações para o boicote ao Carrefour

Em seu vídeo, Mauro Mendes sustenta que o boicote é necessário, porque os produtores franceses não conseguem competir justamente com o agronegócio brasileiro. Por essa razão, eles estariam utilizando o discurso ambientalista para prejudicar o agronegócio sul-americano. O governador também criticou o presidente da França, Emmanuel Macron, por fortalecer essa pauta.

“Fica claro que essa conversa do presidente Emmanuel Macron e de muitos ambientalistas que dizem defender o meio ambiente não passa de conversa fiada”, disse Mendes.

Veja a postagem do governador Mauro Mendes no Instagram:

Justificativa para a decisão do grupo

Na última quarta-feira, 20, o CEO do Carrefour, Alexandre Bompard, publicou um comunicado em que informa que a varejista global não vai mais comercializar carne proveniente do Mercosul. O bloco reúne Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

O CEO Alexandre Bompard: decisão teria motivações políticas e finalidades de protecionismo econômico ao sindicato agrícola francês | Foto: Reprodução/Twitter/Z
CEO Alexandre Bompard: decisão sobre carnes do Mercosul de teria motivações políticas e finalidades de protecionismo econômico ao sindicato agrícola francês | Foto: Reprodução/Twitter/X

A carta tem como destinatário Arnaud Rousseau, presidente da Federação Francesa dos Sindicatos de Agricultores. No documento, Bompard não detalha se a medida se refere a todas as lojas do Carrefour na Europa ou se limita ao Carrefour França.

+ Ministro da Agricultura diz que decisão do Carrefour sobre carne do Mercosul ‘parece ação orquestrada’ por empresas francesas

Essa decisão do Carrefour de suspender a compra de produtos sul-americanos justifica que eles não atendem às normas ambientais francesas. Contudo, essa medida impacta apenas a rede de mercados na França.

Outros estabelecimentos do grupo continuam comercializando carne sul-americana. Essa postura do Carrefour é vista como mais um empecilho nas negociações para o acordo entre o Mercosul e a União Europeia.

Carlos Fávaro afirmou que a deliberação parece um pretexto para que o país mantenha a posição contra a finalização do acordo entre o bloco e a União Europeia

Leia também: “Exportadores de carne dizem que veto do Carrefour é ‘contraditório’ e ‘protecionista’”

6 comentários
  1. Elza yuriko tanaka
    Elza yuriko tanaka

    ..mas eu tenho a impressão que ele (governador) não entendeu, o CEO disse que NAO vai seguir o Carrefour da França..

    1. Ricardo Fonseca Alves
      Ricardo Fonseca Alves

      Acho que você é que não entendeu. O CEO cancela compras de carnes do Mercosul, o que digamos , não nos afeta em nada, mas nós como consumidores, não compramos mais nas redes do Carrefour no Brasil como forma de protesto. Entendeu queridão ?

  2. Marcus
    Marcus

    Acho que tem mais gente no Brasil consumindo no Carrefour do que na França. Vamos ver quem ganha essa queda-de-braço.

  3. PCC
    PCC

    Aprovado!
    Não só ao Carrefour mas a toda empresa francesa.
    Boicote já!

  4. Júlio Cesar Peixoto Pimenta
    Júlio Cesar Peixoto Pimenta

    Não é só o Carrefour não. Deveria ser : Lerroy Merlin, Air France, Lacoste, Renault, Citroen e Peugeot.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.