publicidade
Agronegócio

Futuro secretário de Políticas Agrícolas do governo Lula já foi preso pela Polícia Federal

Neri Geller foi detido em desdobramento da Operação Lava Jato

Geller Lula
O ex-secretário de Política Agrícola Neri Geller durante Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados | Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Ministro da Agricultura durante o governo Dilma, o deputado Neri Geller (PP-MT) voltará à pasta no governo de Luiz Inácio Lula da Silva como secretário de Políticas Agrícolas. A posse no novo cargo deve ocorrer em fevereiro.

No passado, ele chegou a ser preso pela Polícia Federal. Além disso, a Justiça Eleitoral negou sua candidatura ao Senado, em 2022.

Receba nossas atualizações

Geller também fez parte da equipe de transição para o governo Lula. Assim como o atual ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, ele apoiou o petista na corrida para o terceiro mandato na Presidência da República.

Em 2018, a Polícia Federal prendeu Geller, na órbita da Operação Capitu — um desdobramento da Lava Jato. Dois dias depois, ele foi solto por determinação do Superior Tribunal de Justiça.

A Operação Capitu investigava um esquema de propinas no Ministério da Agricultura em que políticos do MDB recebiam dinheiro em troca de benefícios ao grupo JBS. O caso tem origem na delação do doleiro Lúcio Funaro, apontado como operador do partido.

O político assumiu uma vaga como deputado federal por Mato Grosso, em 2019. A campanha para a Câmara foi alvo de denúncias, que levaram o Tribunal Superior Eleitoral a cassar o mandato do parlamentar, em 2022, por abuso de poder econômico. Ainda assim, o parlamentar não pôde concorrer a uma vaga ao Senado nas eleições passadas. Na disputa, Geller recebeu o apoio de Lula.

Leia também: “Negacionismo Lulista”, reportagem de Artur Piva para Edição 145 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

9 comentários
  1. João Mário Antunes Pereira
    João Mário Antunes Pereira

    Correção: votar em Rogério Marinho.
    Votar contra pacheco

  2. João Mário Antunes Pereira
    João Mário Antunes Pereira

    Vamos focar na votação para presidente do senado.
    Vamos enviar emails para todos os senadores, principalmente aos indecisos: Romário, Mara…para votar no Pacheco.

  3. João Mário Antunes Pereira
    João Mário Antunes Pereira

    .Quanto maior a ficha mais apto para assumir sinistérios e secretarias.
    .Será que marcola assumirá algum sinistério também?
    .O coroné Ciro goma disse recentemente que lula é o chefe da quadrilha.
    .A sinistra marina sirva disse há alguns meses que lula é corrupto e lavador.
    .Alckmin disse que Lula é criminoso ao afirmar que ele queria voltar ao local do crime. Ou, o correto seria dizer no plural: aos locais dos crimes?

  4. Luiz Antônio
    Luiz Antônio

    Quem se salva no atual governo? Falta o marcola, André do rap e fernandinho beira mar, aí fica muito completo

  5. Lulidi Amin Dada
    Lulidi Amin Dada

    Só tem bandido na “Nomenklatura” do Califado… ops… no “Lulifado do Bananistão”.

    Alí Babá (!), Al Capone, Cosa Nostra, Camorra, Yakuza, etc… se roeriam de inveja de tamanha organização criminosa já alguma vez montada na face da Terra.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.