A receita com as exportações do agronegócio brasileiro está crescendo menos durante o governo Lula. De acordo com um levantamento publicado pela Universidade de São Paulo (USP) na terça-feira 13, o faturamento do setor até aumentou no primeiro quadrimestre de 2022, mas em ritmo menor que o de anos anteriores.
“O faturamento com as exportações brasileiras dos produtos do agronegócio seguiu avançando nos quatro primeiros meses de 2023, mas o ritmo de alta foi menos intenso que o verificado em anos anteriores”, informam os pesquisadores da USP.
Receba nossas atualizações
Eles fazem parte do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP — o campus como referência para o agro.
A pesquisa foi realizada com dados oficiais. O estudo ocorreu com informações da Secretaria de Comércio Exterior, uma plataforma mantida pelo governo federal.
Exportações do agronegócio no governo Lula
Entre janeiro e abril, o país faturou US$ 50 bilhões com as vendas do setor para o mercado externo. O resultado representa um crescimento de 4% sobre o mesmo período do ano anterior.
Em 2022, porém, a expansão do faturamento do setor para o mesmo intervalo foi de 34%. E ela veio acompanhada de uma alta de 17% para o mesmo intervalo em 2021, conforme os dados do governo federal.
Vendas ao mercado externo
O Brasil lidera o comércio entre países de diversos produtos da agropecuária e da agroindústria. Na agricultura, o país é o maior exportador de soja e milho, por exemplo.
Além disso, o rebanho bovino comercial brasileiro é o mais expressivo do planeta. E a agroindústria nacional é a maior exportadora global de produtos como carne bovina, de frango, suco de laranja e açúcar.
Somadas, as exportações do agronegócio correspondem quase metade da receita do Brasil com mercado externo.
E o Molusco jogando pedra no Agronegócio e incentivando os movimentos de invasão de terras.