publicidade
Agronegócio

Exportações de carne de porco do Brasil crescem 11% em janeiro

Santa Catarina é o Estado que mais vende para o exterior

Brasil vendeu 99,6 mil toneladas de carne suína para o mundo em janeiro de 2024 | Foto: Freepik

As exportações de carne de porco do Brasil cresceram 11,7% em janeiro deste ano, totalizando 99,6 mil toneladas.

O cálculo foi feito em comparação ao mesmo período do ano passado — quando as exportações atingiram 89,2 mil toneladas — e inclui todos os produtos, tanto in natura como os processados. Os dados são da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), e foram divulgados na última quinta-feira, 8.

Receba nossas atualizações

Em receita, as exportações de carne suína chegaram a US$ 199 milhões, um saldo 6,3% menor que o total registrado em janeiro do ano passado, quando as vendas internacionais chegaram a US$ 212,4 milhões.

Santa Catarina é o maior exportador de carne de porco do Brasil

O cálculo sobre as exportações de carne suína do Brasl incluem todos os produtos, inclusive processados | Foto: Freepik

As compras de carne suína do Brasil pelas Filipinas cresceram 241,3%, num total de 12,3 mil toneladas. O Chile comprou 10,8 mil toneladas (+65,7%).  Hong Kong importou 9,5 mil toneladas (+34%) de carne suína do Brasil, e Singapura, 5,1 mil toneladas (+10%).

A China é a maior importadora de carne suína do Brasil, e comprou 23,1 mil toneladas em janeiro, mas o montante é 44,6% menor que em relação ao ano passado.

Santa Catarina é o Estado que mais exporta carne de porco: o setor catarinense vendeu 55,5 mil toneladas em janeiro, 11% a mais que no mesmo período de 2023.

+ Leia mais notícias sobre o Agronegócio em Oeste

O segundo colocado no ranking dos maiores exportadores do acumulado mensal é o Rio Grande do Sul, que vendeu 21,2 mil toneladas para o exterior, 3,44% a mais que no ano passado.

Em seguida vem os Estados do Paraná, com 10,9 mil toneladas (+4,9%), Mato Grosso, com 2,6 mil toneladas (+25,8%) e Mato Grosso do Sul, com 2,5 mil toneladas (+23,8%).

“Há uma diversificação nos destinos de exportações de carne suína, com o estabelecimento de maior demanda em determinadas nações da Ásia”, disse o presidente da ABPA, Ricardo Santin. “Neste mês, também vimos países das Américas, como Chile e Estados Unidos, reforçarem suas compras.”

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade