publicidade
Agronegócio

Cresce o número de startups do agronegócio

No Brasil, existem 1,7 mil agtechs, empresas inovadoras focadas em soluções para a produção rural

startups Nordeste
Empresas desenvolvem soluções para o agronegócio | Foto: Budimir Jevtic/Shutterstock

Ao todo, existem 1,7 mil startups focadas no agronegócio brasileiro. O número aparece no mais recente relatório Radar AgTech, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), publicado na quarta-feira 23.

O levantamento deste ano mostrou que o número de agtechs, nome dado às startups focadas no agronegócio, cresceu 8% no Brasil. Na pesquisa anterior, publicada no ano passado, a Embrapa havia mapeado pouco menos 1,6 mil dessas empresas no país.

Receba nossas atualizações

De acordo com o Radar AgTech, São Paulo é o Estado com o maior número delas: quase 800. A pesquisa mostra ainda que apenas Alagoas não possui nenhuma empresa inovadora dedicada ao agro.

Atividades das startups do agronegócio brasileiro

Para efeitos de classificação, as agtechs aparecem divididas em três tipos: antes, dentro e depois da fazenda. A maior parte delas, quase 760, foca nas soluções após a produção no campo.

São 13 áreas relacionadas aos problemas depois da fazenda — o mix, problemas que envolvem segmentos como logística, controle e rastreabilidade, energia renovável e até mesmo plantio urbano.

Na segunda posição, cerca de 700 agtechs que atuam dentro da fazenda também dividiam em 13 segmentações. Elas abrangem itens como gestão de estoque, integração de dados, internet das coisas, automação no campo, controle biológico, gestão de resíduos, etc.

A menor segmentação, dedicada às atividades que antecedem a produção do campo, possui pouco mais de 240 startups dedicadas ao agronegócio do Brasil. Classificadas em sete divisões, os serviços prestados envolvem o mercado de crédito financeiro e de carbono, seguros, análises de laboratório, nutrição animal, genética, entre outros.

 

Leia mais sobre:

1 comentário
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade