publicidade
Agronegócio

Conab pode ter presidente suspeito de desviar recursos do Fome Zero

Sílvio Porto foi indiciado em 2014, quando era diretor de Política Agrícola e Informações da estatal

Conab
Sílvio Porto, ex-diretor de diretor de Política Agrícola e Informações | Foto: Reprodução/Agência Brasil

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) pode ser presidida interinamente por Sílvio Porto. Em 2014, ele foi afastado do cargo depois de a polícia federal indiciá-lo, em meio a uma investigação sobre desvio de verbas do Fome Zero. Criada no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a iniciativa visava a combater a desnutrição no Brasil.

Quando foi afastado da Conab, Porto era diretor de Política Agrícola e Informações da estatal. Sob seu comando, o departamento foi investigado em razão de um esquema de desvio de verbas no Programa de Aquisição de Alimentos (PPA) do Fome Zero.

Receba nossas atualizações

Os desmandos começaram a ser investigados em 2011 e geraram a Operação Agro-Fantasma, deflagrada dias antes do afastamento de Porto. Os policiais fizeram diligências em 15 municípios do Paraná, Estado em que a diretoria de Política Agrícola era responsável pelo PPA.

Na época, o delegado Maurício Todeschini, coordenador da operação, acusou a estatal de encobrir as irregularidades com relatórios falsos. “Os coordenadores do programa nos municípios eram os principais responsáveis pelos desvios, com a conivência da Conab no acobertamento das irregularidades”, disse o policial.

De acordo com o jornal Valor Econômico, no atual mandato de Lula, Porto está sendo cotado para voltar ao cargo de diretor de Política Agrícola e Informações. Contudo, ainda segundo a publicação, ele pode presidir interinamente a Conab, até que a vaga seja assumida por Edegar Pretto — nome indicado por Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário.

Pretto e Teixeira são ligados ao MST, movimento que promove a invasão de terras privadas no Brasil. A Conab é um dos principais órgãos federais vinculados à produção e à distribuição de alimentos no Brasil. Anteriormente na estrutura do Ministério da Agricultura, Lula transferiu a companhia para o Ministério do Desenvolvimento Agrário.

9 comentários
  1. Christian
    Christian

    Para fazer parte deste governo do lulababá, tem que ser ficha suja. Encontraram mais um…

  2. Cesar Borges De Sousa
    Cesar Borges De Sousa

    Deve ser muito difícil encontrar pessoas que queiram fazer deste governo.

  3. João Mário Antunes Pereira
    João Mário Antunes Pereira

    Se o sujeito estava envolvido em dinheiro do fome zero está no local certo.
    . Façam o triplo L carpado.

    1. Maria zuleima f giuberti
      Maria zuleima f giuberti

      Nesse caso ele está habilitado para exercer a função, não é mesmo?

  4. João Mário Antunes Pereira
    João Mário Antunes Pereira

    Quanto maior a ficha, mais apto para assumir no desgoverno do chefe da quadrilha.
    O próprio comunista Ciro goma disse que Lula é o chefe da quadrilha.
    . A sinistra marina sirva disse que lula é corrupto.
    .Alckmin acusou lula de criminoso ao dizer que ele queria voltar ao local do crime e o próprio vice ajudou a conduzir ao local.

  5. Hugo Monteiro
    Hugo Monteiro

    Para ser indicado a um carguinho no atual “guvernu” é condição sine qua non ser portador de um passado pelo menos minimamente espúrio… Os caras são muito criteriosos.

  6. João Mário Antunes Pereira
    João Mário Antunes Pereira

    Lula é chefe de quadrilha, disse coroné ciro goma.
    Lula é criminoso, disse alckmin.
    Lula é corrupto e lavador, disse marina sirva.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade