publicidade
Agronegócio

Conab faz mapeamento da soja no Maranhão e no Piauí

O levantamento é realizado em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Campos de soja, girassol e milho | Foto: Shutterstock

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) está fazendo o mapeamento das plantações de soja no Maranhão e no Piauí. Iniciada nesta semana, a ação deve ser concluída em 19 de março.

O órgão está na segunda fase do levantamento. Ela envolve as lavouras maranhenses em Buriti, Brejo, Fortaleza dos Nogueiras, Mirador e Sucupira do Norte, além de incluir visitas a Uruçuí e Ribeiro Gonçalves, municípios piauienses.

Receba nossas atualizações

A Conab pretende aprimorar os dados sobre a produção de soja em todo o Brasil. Durante a primeira etapa, realizada em janeiro deste ano, os pesquisadores fizeram coletas no Tocantins e na Bahia, além de em partes dos Estados do Maranhão e do Piauí. O projeto é uma parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais para o mapeamento da soja em todo o Brasil.

Segundo a última projeção divulgada pela Conab, as lavouras de soja cobrem cerca de 40 milhões de hectares do território brasileiro. Juntos, Piauí e Maranhão aparecem com quase 2 milhões de hectares. Os dois Estados aparecem, respectivamente, na terceira posição para o plantio do grão no Nordeste. A primeira posição é da Bahia, que sozinha dedica quase 2 milhões de hectares à cultura.

A produção baiana de soja para 2022 é estimada em 7 milhões de toneladas; a maranhense, em pouco mais de 3 milhões de toneladas; e a piauiense, próxima de 3 milhões de toneladas. O Nordeste deve produzir cerca de 13 milhões de toneladas soja neste ano; e o Brasil, 138 milhões de toneladas.

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade