Os Portos do Paraná, em Paranaguá, quebraram recorde de movimentação de cargas em junho. Ao todo, passaram pela estrutura cerca de 6,6 milhões de toneladas no mês. O lugar é uma das grandes portas para o agronegócio brasileiro.
Os números são da Portos do Paraná Logística Inteligence, que administra o local. Os registros mostram o crescimento de 3% na movimentação de cargas.
Exportações e importações nos Portos do Paraná
O local é a principal porta de entrada para a importação de fertilizantes no país. O desembarque desses insumos vitais para agricultura nacional foi responsável pela movimentação de 4,7 milhões de toneladas ao longo do mês de junho.
Na exportação, o agronegócio também figurou como destaque, com quase 670 mil toneladas de açúcar e 1,7 milhão de toneladas de soja. E o transporte de contêineres cresceu 45%, alcançando por volta de 395 mil toneladas.
Luiz Fernando Garcia, diretor da empresa que administra a estrutura, afirma ser “desafiador alcançar tantos recordes”.
Considerando exportação e importação, quase 7% de toda a movimentação de cargas que envolve o comércio internacional brasileiro passa pela estrutura paranaense.
“Junho se mostrou como um mês de grande movimentação tanto na exportação quanto na importação, e a perspectiva para o segundo semestre é ainda melhor”, disse Gabriel Vieira, diretor de Operações dos Portos do Paraná.