publicidade
Agronegócio

China se torna a maior compradora do milho do Brasil

Exportações do grão para o gigante asiático quebram recorde

safra milho
Colheita de milho no Paraná | Foto: Claudio Neves/AEN

Em 2023, a China se tornou o principal comprador do milho do Brasil no mercado externo. Foram 16 milhões de toneladas — ou seja: 28% dos embarques do grão brasileiro realizados ao longo do ano.

Antes de 2022, as compras chinesas estavam na casa dos milhares de toneladas. A quebra da barreira do milhão ocorreu graças a um acordo para facilitar a entrada do grão brasileiro no mercado chinês.

Receba nossas atualizações

A China retirou algumas exigências sanitárias para a entrada do milho do Brasil no início de 2022. A medida visava reduzir a dependência chinesa dos Estados Unidos.

Como resultado, as exportações para o gigante asiático aceleraram abruptamente. Os embarques daquele período resultaram em 1,2 milhão de toneladas. Antes, a média anual era de 67 mil toneladas, considerando os dez anos anteriores.

Recorde atrás de recorde para o milho do Brasil

Na esteira do impulso chinês, o agronegócio brasileiro quebrou o recorde de exportação desse grão, com os embarques de 2023 fechando em quase 56 milhões de toneladas. O número representa um crescimento de 30% sobre os 43 milhões de toneladas do ano anterior — o maior resultado até então.

Além disso, os 16 milhões toneladas comprados pela China em 2023 são a maior quantidade de milho do Brasil já importada por um único país dentro do mesmo ano. Anteriormente, o Irã ocupava esse posto, graças às compras de 6,5 milhões de toneladas em 2022.

Como resultado, o faturamento do setor com o mercado externo em 2023 fechou com a cifra recorde de US$ 13,6 bilhões — um crescimento de 11% sobre o ano anterior.

Leia mais sobre:

1 comentário
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.