publicidade
Agronegócio

Brics vai criar 'bolsa de valores' para mercado de grãos

Bloco reúne alguns dos maiores produtores desses alimentos no mundo

Xi Jinping, ditador da China, ao lado Vladimir Putin, líder da Rússia, na cúpula do Brics | Foto: Ramil Sitdikov/Photohost agency brics-russia2024.ru

Presidente da Rússia, Vladimir Putin propôs a criação de uma nova “bolsa de valores” para negociações no comércio internacional de grãos. A apresentação da proposta ocorreu na quinta-feira 24, na cidade russa de Kazan, durante a reunião do Brics — que aprovou o plano do político russo.

Formado por países emergentes, trata-se um bloco de parceria econômica. Algumas das nações do grupo estão entre as grandes responsáveis tanto pelo abastecimento quanto pelo consumo da safra global.

Receba nossas atualizações

Originalmente fundado por Brasil, Rússia, Índia e China em 2006, o Brics reúne nove nações. Na lista também estão África do Sul, no grupo desde 2011, e os países que entraram em 2023: Irã, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Egito.

Somando todos os membros, o bloco reúne 45% da população do planeta e responde por 27% da riqueza gerada do globo.

O peso de uma bolsa do Brics no mercado internacional de grãos

Os agricultores dos países membros cultivam 45% da colheita dos principais grãos do planeta, parcela similar ao consumo de suas populações dessas mesmas nações. A lista é formada pelos seguintes alimentos: milho, trigo, soja, arroz e cevada.

Todos são estratégicos para garantir a segurança alimentar da humanidade tanto pelo consumo in natura quanto pela fabricação de rações para a engorda de animais — ou seja: para a produção de carne. Além disso, são matérias-primas para a geração de energia renovável — uma demanda que tem ganhado cada vez mais importância no mercado mundial.

O milho, por exemplo, é uma das principais matérias-primas para a produção de etanol, e a soja é uma importante fonte para a fabricação de biodiesel. Desse modo, os dois em conjunto são uma alternativa para a ao uso de gasolina e diesel convencional, que tem origem no petróleo.

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. Mario Hugo Ladeira Filho
    Mario Hugo Ladeira Filho

    Deve ser exclusivo pro MST senão vão acabar com o mercado de grãos pois não têm credibilidade e justiça pra recorrer contra litígios ordinários!

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.