publicidade
Agronegócio

Brasil registra aumento de 27% nas exportações de carne de Angus

Entre janeiro e novembro, o país enviou quase 700 toneladas desse tipo de proteína para outros países

Foto: Ana Doralina Menezes/ABA

Entre janeiro e novembro de 2021, o Brasil exportou 692 toneladas de carnes bovina proveniente da raça Angus. Desse modo, a quantidade enviada cresceu aproximadamente 27% sobre o ano anterior. A Associação Brasileira de Angus (ABA) divulgou os dados na segunda-feira 13.

Em 2021, o programa Carne Angus registrou o aumento de 12,6% na produção certificada de proteína dessa raça. Entretanto, o número de cabeças abatidas caiu 3,4%. De acordo com a ABA, 74 em cada 100 animais que vão para o abate são certificados.

Receba nossas atualizações

“Isso nos mostra que tivemos maior produtividade e qualidade, com menos animais abatidos”, disse a gerente nacional do Programa Carne Angus Certificada, Ana Doralina Menezes.“ O Brasil é conhecido pela exportação em volume, mas está se consolidando em um mercado extremamente competitivo, o da carne premium”.

Os números da associação mostram que a China recebeu a maior parte da exportação (47%). A Palestina também se destacou, com 18% das aquisições. Além disso, receberam o produto certificado países como Emirados Árabes, Arábia Saudita, Singapura, Irã, Omã, Líbano, Bermudas, Catar.

Além da carne de Angus

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, revelam que o rebanho brasileiro tem quase 220 milhões de cabeças — o que é cerca de um animal por habitante do país

Cinco Estados concentram mais de 50% do rebanho nacional. Nessa lista, Mato Grosso fica na primeira posição, com 27 milhões de cabeças (quase 15% do total do país). Na sequência, aparecem Goiás e Minas Gerais, praticamente empatados, com cerca de 19 milhões de cabeças cada um — número que representa 10% do total. Por fim, o Pará aparece em quarto lugar (18 milhões, 9,6%), e Mato Grosso do Sul na quinta posição (17 milhões, 9%).

Leia mais sobre:

3 comentários
  1. Renata Thomaz
    Renata Thomaz

    O nicho do nicho que pode ter acesso à essa carne. Enquanto está difícil até para consumir a carne de quinta… Produzem mais para o mercado externo, do que o interno. Está na hora de importar carne de outros países.

  2. Lucio Sattamini
    Lucio Sattamini

    O que é um debate “saudável” de idéias? O que são expressões “inapropriadas”?. Voces tb se rendem ao CP. Mas eu só queria dizer que prefiro a carne mijada à carne do Angus. Nada contra quem ganha $$$ com isto.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade