publicidade
Agronegócio

'Boi bombeiro' pode ajudar no combate a incêndios florestais no Pantanal

Especialistas defendem ampliação da atividade pecuária no bioma, que registra recordes de focos de calor

Bezerro e boi em pasto em área do bioma Pantanal; especialistas defendem o conceito de 'boi bombeiro'
Pecuária deve ser vista como aliada no trabalho de combate a incêndios florestais, defendem representantes de produtores rurais e pesquisadores da Embrapa | Foto: Material cedido por Luiz Orcirio Fialho de Oliveira/Embrapa

No início da década de 1980, o pesquisador Arnildo Pott criou uma expressão a partir de suas observações da relação de rebanhos com incêndios florestais no Pantanal. De acordo com ele, o gado desempenhava um papel de “boi bombeiro” no bioma.

Conforme Pott, aposentado da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desde 2008, a presença da atividade pecuária funciona como trabalho de prevenção a incêndios florestais em áreas pantaneiras. Ele viu que as queimadas aumentavam de onde se retiravam os bois.

Receba nossas atualizações

Em seu estudo, Pott afirma que o “boi bombeiro” é responsável, sobretudo, por ingerir a macega. Trata-se de matéria seca, que acaba servindo como facilitador para espalhar incêndios pelo Pantanal.

+ Leia mais notícias de Agronegócio em Oeste

A Oeste, Pott revela que chegou a ser “ridicularizado” por defender o conceito de “boi bombeiro” e, consequentemente, a maior presença da pecuária no bioma pantaneiro. No entanto, viu seu trabalho ser atestado com o passar dos anos.

arnildo pott durante palestra
O pesquisador Arnildo Pott durante uma palestra. Ele é o criador da expressão ‘boi bombeiro’ | Foto: Reprodução/YouTube

Especialistas reforçam a presença do “boi bombeiro” no Pantanal

Em artigo publicado no fim de junho, o presidente do Sindicato Rural de Corumbá (MS), Gilson de Barros, defendeu publicamente a ideia de que a pecuária ajuda no combate aos incêndios florestais no Pantanal. Assim como o trabalho de pecuaristas.

“O que existe é a atividade pecuária de forma intensa diminuindo a macega, mantendo estradas e com produtores e funcionários de prontidão para atacar qualquer incidente ou acidente de fogo, assim que ele ocorrer — e eles ocorrerão”, afirmou Barros. “Tínhamos a cultura de queimar macegas após as chuvas umedecerem as matas e o solo em geral, proporcionando uma queima pontual e controlada de material desprezado pelo gado e por toda a fauna de herbívoros do Pantanal.”

Também no fim do mês passado, a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul e a Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul assinaram nota em conjunto. As entidades, assim como Barros, registraram que o volume de incêndios florestais cresce justamente onde não há atividade pecuária.

No mês de agosto de 2021, o estudo de Pott ganhou validação por parte de outros dois pesquisadores da Embrapa. Luiz Orcirio Fialho de Oliveira e Urbano Gomes Pinto de Abreu foram categóricos. Conforme garantem já no título, “os bovinos protegem o Pantanal de incêndios”.

Como base, a dupla analisou a situação de Corumbá, município sul-mato-grossense com 64 mil km² de área territorial (11º maior do Brasil), 95 mil habitantes e que ostenta o título de “capital do Pantanal”. “Em Corumbá, no ano em que ocorre diminuição do efetivo bovino municipal, aumenta no ano seguinte número de focos de calor.”

Por que os bovinos protegem… by Anderson Scardoelli

Sem a presença do “boi bombeiro”, o número de incêndios florestais no Pantanal bateu recorde no primeiro semestre deste ano. De janeiro a 30 de junho, foram 3,5 mil focos de calor (nome técnico para incêndios florestais e queimadas), conforme o Aqua, satélite de referência do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Mais detalhe sobre a situação do Pantanal estão na reportagem “O Brasil está pegando fogo”. O conteúdo foi publicado na Edição 224 da Revista Oeste.

2 comentários
  1. Serafim Dos A. Castro Neto
    Serafim Dos A. Castro Neto

    Quando a Tereza Cristina ex-ministra da agricultura falou em boi bombeiro no governo passado ela foi ridicularizada. Mas ela já falava a coisa certa. Como Luladrão, PT quadrilha e o restante da cambada de doutrinados detestam o agro e em especial a pecuária, duvido q eles se dobrem a essa ideia. Vão preferir deixar o Pantanal em chamas.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.