publicidade
Agronegócio

Argentina confirma 9º caso de gripe aviária

País faz fronteira com o Rio Grande do Sul, um dos grandes produtores brasileiros de carne de frango

gripe aviária humanos
Foto: Shutterstock

A Argentina confirmou o nono caso de gripe aviária no país, nesta quarta-feira, 22. Trata-se de uma ave silvestre encontrada na cidade de Zapala, na Província de Neuquén. O local fica próximo à fronteira com a região central do Chile. Neste ano, a primeira notificação no país ocorreu em Jujuy, no noroeste argentino, seis dias antes.

Além das contaminações em Neuquén e Jujuy, o governo da Argentina já confirmou casos de gripe aviária em outras três Províncias. Córdoba tem o maior número: cinco. Três deles foram em animais domésticos, como galinhas, e as aves estavam em municípios distantes cerca de 600 quilômetros da fronteira com a Região Sul do Brasil.

Receba nossas atualizações

Os riscos de transmissão da gripe aviária para humanos são baixos — e não há registro de contaminações a partir do consumo da carne ou de ovos, de acordo com Carlos Fávaro, ministro da Agricultura do Brasil. Contudo, a doença é altamente transmissível entre as aves e não tem cura. Para conter o alastramento, os animais doentes ou que tiveram contato com outros espécimes infectados são abatidos.

Diferentemente da Argentina, o Brasil nunca registrou um caso de gripe aviária. A Região Sul brasileira responde por 65% dos abates de frango do país. E os produtores brasileiros são, atualmente, os maiores exportadores globais desse tipo de proteína. Assim, eventuais contaminações em granjas sulistas representariam um risco para a cadeia global de abastecimento.

3 comentários
  1. Luiz Gaspar
    Luiz Gaspar

    Hmmm!
    Vaca louca… gripe aviária… não dá pra desconfiar?
    Vão matar todo o rebanho aviário e bovinos?

  2. R Fortes
    R Fortes

    Estranha coincidência de eventos simultâneos de vaca louca e de gripe aviária. O Agro que se cuide porque mais um projeto maligno pode estar em andamento.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade