Famosa por suas paisagens áridas e extração de petróleo, a Arábia Saudita anunciou que conseguiu desenvolver plantações de arroz em Najran. A região fica no sul do país, perto da divisa com o Iêmen.
De acordo com o governo saudita, o cultivo local se tornou possível graças ao uso de sementes e mudas de arroz de alta qualidade, juntamente com sistemas avançados de irrigação por gotejamento. “Esse método reduz significativamente o consumo de água, marcando um avanço agrícola significativo para a região e abrindo caminho para a futura diversificação de culturas”, afirma a agência de notícias do país.
Segundo Ali Al-Harith, pesquisador e supervisor da fazenda experimental onde ocorre o cultivo de arroz, a técnica usada pelo governo saudita envolve a distribuição de água de forma precisa e cronometrada. A cada 12 horas ocorre um ciclo de irrigação que dura cinco minutos, reduzindo, assim, o desperdício.
Arábia Saudita e consumo de arroz
Atualmente, a população da Arábia Saudita consome 1,7 milhão de toneladas de arroz por ano. O suprimento da demanda interna do país é completamente realizado por meio das compras no mercado externo. Essa realidade também se aplica a quase todos os alimentos consumidos por lá. A fazenda-modelo que conseguiu fazer o cultivo de arroz faz parte de um programa do governo local, que procura tornar a economia do país mais diversificada. Trata-se do Saudi Vision 2030, anunciado em 2016.
Um dos focos do programa é a produção de alimentos — mas não o único. Por meio do Saudi Vision 2030, os sauditas também deram início à construção de cidades com arquitetura futurista, áreas de lazer para o turismo de luxo, uma marca de carros elétricos, entre outras iniciativas.