publicidade
Agronegócio

Algodão do Brasil corresponde a quase 11% da safra mundial

O USDA estima que o país colha 13 milhões de fardos do item neste ano

Algodão da Bahia
O Brasil é o quarto maior produtor de algodão, e Mato Grosso lidera a produção no país | Foto: Wenderson Araujo/Flickr

Em 2022, a colheita de algodão do Brasil deverá representar 10,9% da safra mundial da fibra. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês) divulgou a projeção na quarta-feira 12.

Relacionadas

De acordo com os dados, a produção brasileira da fibra neste ano deve chegar a 13,2 milhões de fardos — ao mesmo tempo em que a safra mundial fechará em quase 121 milhões.

Receba nossas atualizações

A contagem do USDA indica ainda que a colheita do algodão do Brasil em 2022 será 22% maior em comparação ao ano anterior. O país, portanto, ficou na quarta posição do acompanhamento feito pelo órgão. Com 27,5 milhões de fardos, a Índia aparece no topo, seguida de China (27 milhões) e Estados Unidos (17,6 milhões).

Contudo, os produtores brasileiros ficam ainda melhores colocados nas expectativas para a exportação. Destinando 8,3 milhões de fardos para o comércio exterior, eles aparecem como os segundos que mais venderão o item para as outras nações neste ano, abaixo apenas de seus pares nos EUA (15 milhões).

Em 2022, os embarques do Brasil devem corresponder a aproximadamente 18% de todas as exportações globais de algodão somadas.

A eficiência dos produtores de algodão do Brasil

O USDA estima que a produtividade das plantações brasileiras de algodão seja de 1,8 mil quilos por hectare. Desse modo, as lavouras do Brasil possuem mais que o dobro da eficiência média mundial (800 quilos por hectare).

O consumo interno

Além de ser exportado, o algodão do Brasil deve movimentar a indústria nacional. Pelas estimativas norte-americanas, o mercado de algodão do Brasil deve absorver 3,2 milhões de fardos. Assim, o país terá o oitavo maior consumo do planeta — nos três primeiros lugares dessa lista estão China (39,5 milhões), Índia (26 milhões) e Paquistão (11,2 milhões).

Leia também: “O triunfo da mentira”, artigo de J. R. Guzzo na Edição 94 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

3 comentários
  1. Marcelo DANTON Silva
    Marcelo DANTON Silva

    Lembro quando os “bonzinhos” norte americanos …colocaram a praga BICUDO nas plantações brasileiras….. final da década de 70 .
    São pessoas MUITO gente fina e politicamente corretas…Europeu e Norte Americanos são o câncer do mundo. HIPOCRITAS E MENTIROSOS

  2. MARCOS MAQUIAVEL VIAL
    MARCOS MAQUIAVEL VIAL

    Amo meu país! E vibro com cada notícia como esta.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.