publicidade
Agronegócio

Agropecuária paulista é avaliada em R$ 150 bilhões

A cana-de-açúcar é o principal produto do campo no Estado

preços 2022
Cana-de-açúcar ganha destaque na alta de preços | Foto: Divulgação Unica

O Valor Bruto da Produção (VBP) da agropecuária paulista de 2022 deve superar R$ 150 bilhões, de acordo com a estimativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O dado foi divulgado na terça-feira, 15.

Relacionadas

Com um crescimento próximo de 20%, a projeção do VBP da agropecuária paulista teve um acréscimo de quase R$ 25 bilhões sobre a safra de 2021. O resultado deste ano fez o Estado de São Paulo ficar em segundo lugar no ranking nacional, abaixo apenas de Mato Grosso (R$ 210 bilhões).

Receba nossas atualizações

A cana-de-açúcar é o destaque na safra paulista de 2022. A colheita deve somar quase R$ 70 bilhões ao VBP do Estado. Em segundo lugar, fica a pecuária bovina, que deve representar aproximadamente R$ 20 bilhões. Na sequência, aparece a laranja (mais de R$ 10 bilhões) — quase empatada com a soja, que ficou na quarta posição.

A cana na agropecuária paulista

Segundo os dados mais recentes da União da Agroindústria Canavieira do Estado de São Paulo, a agropecuária paulista possui 6 milhões de hectares dedicados ao cultivo da cana-de-açúcar.

No ano passado, a colheita estadual ficou em 350 milhões de toneladas — mais da metade da colheita nacional (650 milhões de toneladas). Em 2021, São Paulo produziu quase 30 milhões de toneladas de açúcar e 14 bilhões de litros de etanol.

Leia mais: “Pulverizando mitos”, reportagem de Edilson Salgueiro para a edição 100 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

3 comentários
  1. Paulo Renato Versiani Velloso
    Paulo Renato Versiani Velloso

    Segundo algumas publicações especializadas da área, a produtividade MÉDIA dos canaviais brasileiros ficou em 74,68 ton/ha, bem acima dessa declarada aí na reportagem dos canaviais paulistas que ficaram então com 58,33 ton/ha que é a simples divisão dos 350 milhões de toneladas sendo produzidas em 6 milhões de hectares de canaviais. Vamos melhorar isso daí, pessoal!

  2. Jessé
    Jessé

    Se fosse o LULA como presidente o povo estava passando fome porque ele teria fechado tudo como esse governador de São Paulo.

  3. Wagner M B Possani
    Wagner M B Possani

    Fixo imaginando o cérebro de um retardado que vai contra o Agro. E muito vira lata ou mau caráter.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade