publicidade
Agronegócio

Agricultura do Brasil vai ter 4 safras recordes em 2023

Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

safra trigo
Colheita de trigo no Brasil | Foto: Reprodução/Embrapa

Em 2023, ao menos quatro safras recordes devem marcar os resultados da agricultura do Brasil: soja, milho, trigo e sorgo. Os dados são do mais recente levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o desempenho do agronegócio local, divulgados nesta terça-feira, 13.

A elevação dos preços dos produtos agrícolas impulsionou o plantio para as safras recordes na agricultura do Brasil. “Além disso, houve aumento dos investimentos nas lavouras”, comentou Carlos Barradas, gerente da pesquisa do IBGE.

Receba nossas atualizações

Os resultados das safras recordes da agricultura do Brasil

Em conjunto, as colheitas de soja, trigo, milho e sorgo de 2023 devem resultar em 285 milhões de toneladas. Desse modo, o número corresponde a quase 95% de toda produção local de cereais, leguminosas e oleaginosas.

Soja

Entre as colheitas com resultados históricos, a soja se destaca. Pela estimativa do IBGE, a produção de 2023 fechará em quase 150 milhões de toneladas. É o maior volume gerado nas lavouras nacionais. Até mesmo o arroz, um dos carros-chefes na mesa das famílias do país, está perdendo espaço para essa cultura.

“Os produtores estão reduzindo a área de outros cereais, como do arroz, para plantar soja”, explicou Barradas.

Milho

Na sequência, aparece o milho, por volta de 125 milhões de toneladas. O plantio dessa cultura no país tende a ser alternado com o de soja dentro no mesmo ano, otimizando o uso da terra. Além disso, esses dois grãos são os principais para a nutrição de aves e suínos. E o país é o maior exportador mundial de carne de frango, por exemplo.

Trigo

No caso do trigo, o impulso para o plantio veio com a invasão russa do território ucraniano. Para ter noção, em 2021, ano que antecedeu o conflito, a colheita nacional desse grão fechou em 8 milhões de toneladas. Para 2023, a projeção é de 10,5 milhões de toneladas. Ou seja: um incremento de 30%.

Sorgo

Por fim, as projeções mostram que a atual colheita de sorgo — outra fonte usada para a nutrição animal — será de quase 4 milhões de toneladas. Assim, o número é o mais expressivo para essa cultura, dentro dos registros do IBGE sobre as safras da agricultura brasileira.

3 comentários
  1. Paulo Renato Versiani Velloso
    Paulo Renato Versiani Velloso

    Grande sucesso de superprodução de insumos no campo no primeiro ano do governo Lula!
    Esse será um dos anúncios desse desgoverno na esteira do governo anterior. E eles vão explorar isso, do jeito que são descarados mesmo.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade