O Ministério da Saúde anunciou, nesta segunda-feira, 4, o gasto de R$ 2,4 bilhões para adquirir 10 mil equipamentos médicos de fabricação brasileira destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país. A decisão vem três dias antes da implementação da tarifa internacional dos EUA de 50% sobre produtos brasileiros.
+ Leia mais notícias de Saúde em Oeste
Receba nossas atualizações
A medida prioriza fabricantes nacionais mesmo que os preços de seus produtos sejam até 20% superiores aos de importados. O critério de preferência, segundo o governo, visa a estimular o setor produtivo local e diminuir a dependência de fornecedores estrangeiros.

EUA são protagonistas no fornecimento de equipamentos para o SUS
Os Estados Unidos são um dos principais fornecedores de equipamentos médicos para o Brasil. Em 2024, as importações do setor chegaram a US$ 1,3 bilhão, segundo a Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde.
Os equipamentos, financiados em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, serão voltados tanto para o atendimento básico quanto para cirurgias em unidades vinculadas o SUS.
Leia também: “O Brasil não precisa de mais médicos“, reportagem de Yasmin Alencar publicada na Edição 272 da Revista Oeste
No mínimo, 300 milhões de propina aos membros corruPTistas do desgoverno do Luladrão. Me provem o contrário.