publicidade
Curiosidades

Mais de 65% dos municípios enfrentam desabastecimento de vacina, mostra levantamento

'Os estoques estão irregulares e a União precisa responder por isso, porque é sua atribuição', diz o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski

Seringas usadas para a vacina contra a varíola dos macacos, dentro de um balde, em um ponto de vacinação no Westchester Medical Center em Valhalla, Nova York - 28/7/2022 | Foto: Eduardo Munoz/Reuters
Seringas usadas para a vacina contra a varíola dos macacos, dentro de um balde, em um ponto de vacinação no Westchester Medical Center em Valhalla, Nova York - 28/7/2022 | Foto: Eduardo Munoz/Reuters

Mais de 65% dos municípios brasileiros enfrentam problemas de desabastecimento de vacinas, segundo levantamento realizado entre 29 de novembro e 12 de dezembro pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).

De acordo com o levantamento, a vacina contra a varicela (catapora) está em falta em 52,4% dos municípios, com um período médio de desabastecimento superior a 90 dias. A vacina contra a covid-19 para adultos também está indisponível em 25,4% das cidades, com uma média de 45 dias sem reposição.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Saúde em Oeste

“Temos relatos de locais que até recebem algumas doses, mas é insuficiente, logo acaba de novo”, diz o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski. “Os estoques estão irregulares e a União precisa responder por isso, porque é sua atribuição.”

Ziulkoski destaca ainda que o cenário pode se agravar tanto pela ausência de vacinas quanto pela percepção da população de um “relaxamento” na necessidade de se vacinar. Por isso, a CNM pede reforço nas estratégias de conscientização — o que, nesse caso, só é possível se houver vacinas disponíveis.

Em nota, o diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Eder Gatti, disse que o abastecimento das vacinas do calendário básico está em 100%. “Hoje, contamos com três fornecedores para essa vacina, assegurando a normalização ao longo do primeiro semestre de 2025″, afirmou Gatti, referindo-se às injeções contra varicela.

Outras vacinas afetadas pelo desabastecimento

Além das vacinas de varicela e covid-19, outros imunizantes enfrentam desabastecimento. A vacina DTP, que protege contra difteria, tétano e coqueluche, está indisponível em 18% dos municípios, com uma média de 60 dias sem estoque.

Esse desabastecimento ocorre em meio ao maior surto de coqueluche desde 2014, com um aumento de quase 2.000% nos casos em 2024, em comparação a 2023. Até 27 de novembro, foram registrados 4.395 casos, o que resultou em 17 mortes, principalmente em crianças menores de 1 ano.

O levantamento do CNM também assinala a falta de outras vacinas. A meningocócica C, contra meningite, está ausente em 12,9% dos municípios; a tetraviral, que protege contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela, em 11,6%; e a vacina contra febre amarela, em 9,7%.

Santa Catarina lidera a escassez de vacinas, com 87% dos municípios afetados, seguido por Ceará (86%), Espírito Santo (84%) e Minas Gerais (83%). Regionalmente, 72% dos municípios no Sudeste relatam falta de vacinas, seguidos por 67% no Centro-Oeste, 64% no Nordeste, 63% no Sul e 42% no Norte.

A logística de distribuição de vacinas é responsabilidade compartilhada: a União adquire e distribui as vacinas aos Estados, que as repassam aos municípios e suas unidades de saúde.

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. PCC
    PCC

    Infelizmente poucos órgãos de imprensa dão destaque a esse descalabro.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade