publicidade
Curiosidades

Empresa produz remédio para 'curar' o mosquito da dengue

A companhia também tem o Ades do Bem, um inseto geneticamente modificado para acabar com a reprodução do bicho

Uma empresa britânica decidiu cuidar de um paciente inusitado para tentar frear epidemias. Em vez de fornecer tratamento para seres humanos doentes, criou um “remédio” para impedir que o mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, desenvolva esse e outros vírus.

+ Leia mais notícias de Curiosamente e desvende um mundo escondido

Receba nossas atualizações

A fórmula é da Oxitec, multinacional inglesa de biotecnologia. O grupo colocou no mercado o Sparks, um produto que promete tratar a doença antes mesmo de ela chegar aos humanos. O produto impede que o Aedes aegypti desenvolva os vírus das três doenças transmitidas por ele que mais preocupam as autoridades de saúde: zika, chikungunya, febre amarela urbana e, claro, a dengue.

Como o remédio do mosquito acaba com a dengue

O funcionamento se dá por meio de uma bactéria com o nome de wolbachia. Comum na maioria dos insetos, ela não existe naturalmente no aedes aegypti. Quando introduzida no mosquito, impede o desenvolvimento das quatro doenças.

+ Leia mais notícias de Cultura em Oeste

A lógica é simples: o mosquito só transmite a doença se estiver contaminado. Quando está sadio, não representa ameaça à saúde humana. A abordagem pode trazer alívio para locais com dificuldade de conter a disseminação, como, por exemplo, o Brasil.

Não por acaso, a multinacional anunciou que ampliará a produção na fábrica brasileira. De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, a unidade fica em Campinas, no interior de São Paulo.

O Sparks não é o primeiro produto da Oxitec criado para ajudar no combate às doenças transmitidas por esse inseto. A empresa também é responsável por uma solução conhecida como Aedes do Bem — que apresenta uma abordagem diferente da convencional.

Aedes do Bem

O Aedes do Bem é um mosquito da dengue geneticamente modificado — é exemplar macho criado em laboratório pela Oxitec para ser solto na natureza. Ele se reproduz com fêmeas selvagens, mas a modificação genética impede que as filhotes fêmeas passem da fase larval — ou seja: elas morrem antes de criar asas, voar, reproduzir-se, picar e entrar no ciclo de transmissão. E como os machos não picam, simplesmente não transmitem doenças.

A solução já se mostrou eficaz. Testes indicam que o inseto geneticamente modificado reduziu a população do transmissor em até 96%. Mesmo com essas ferramentas, porém, ainda há registros de contaminações em massa.

Nos três primeiros meses de 2025, o Ministério da Saúde registrou 856 mil casos prováveis de dengue. Entre os doentes, pelo menos 526 morreram, mas esse número pode ultrapassar mil, uma vez que 712 mortes ainda estão em investigação.

Além disso, as contaminações levaram à morte de mais de 6 mil pessoas no país em 2024. No mesmo ano, o Brasil registrou 6,6 milhões de casos prováveis de dengue.

Leia mais sobre:

3 comentários
  1. Inteligencia Artificial
    Inteligencia Artificial

    Calma, calma que ja estamos estudando a soluçao para criar o Petista do Bem, e assim acabar com a robalheira, as fraudes e a ansiedade para vomitar o comunismo em todo o planeta.

  2. Filipe Drumond Costa
    Filipe Drumond Costa

    UMA PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR: A UFMG NÃO TINHA CRIADO UM MOSQUITO COM O MESMO OBJETIVO. ANO PASSADO FOI INFORMADO PELA MÍDIA QUE A UFMG TINHA CRIADO UM ESPÉCIE DE MOSQUITO PARA NEUTRALIZAR O MOSQUITO DA DENGUE. CADÊ ELE?

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade