publicidade
Curiosidades

Células de doadores com diabetes tipo 1 podem se tornar produtoras de insulina

Ainda em fase inicial, a pesquisado Hospital Geral de Toronto e da Universidade da Pensilvânia mostrou resultados promissores

Estudo células-tronco diabetes tipo 1
No estudo, são utilizadas células-tronco de doadores | Foto: Reprodução/site governo de SP

Um estudo do Hospital Geral de Toronto em parceria com a Universidade da Pensilvânia, desenvolveu uma terapia experimental que utiliza células-tronco pluripotentes para tratar diabetes tipo 1. Ainda em fase inicial, a pesquisa mostrou resultados promissores. Dez pacientes, em um grupo de 14,conseguiram ficar sem insulina por um ano depois do tratamento.

+ Leia mais notícias de Saúde em Oeste

Receba nossas atualizações

Nesta abordagem, são utilizadas células-tronco de doadores. Estas células-tronco são transformadas, em laboratório, em células produtoras de insulina. Então elas são injetadas no fígado do paciente através da veia porta.

Os pacientes precisam usar imunossupressores para evitar que o sistema imunológico destrua as novas células. Apesar dos resultados animadores, a professora Maria Elizabeth Rossi, endocrinologista e chefe do Laboratório de Investigação Médica (LIM) da Faculdade de Medicina (FM) da Universidade de São Paulo (USP), ressalta que ainda é cedo para comemorar: o estudo teve duração de apenas um ano e o tratamento é caro.

Desta maneira, no momento, é inviável sua sua aplicação em larga escala. À Agência SP, ela diz que o “diabetes tipo 1 é uma alteração que acontece principalmente na infância e na adolescência, em que o nosso sistema imunológico ataca as células do pâncreas que produzem insulina”.

Diferenças entre diabetes tipo 1 e tipo 2

A diferença entre os tipos é que o diabetes tipo 2 está associado a fatores como obesidade e envelhecimento, o tipo 1 é uma doença autoimune que geralmente se manifesta na infância ou adolescência.

Os pacientes dependem de múltiplas aplicações diárias de insulina. Tecnologias como bombas de infusão e sensores contínuos de glicose, porém, possibilitaram melhora na qualidade de vida.

Segundo a professora Maria, há outras abordagens em estudo para o diabetes tipo 1. Uma delas é um medicamento imunossupressor que pode retardar o aparecimento da doença em pessoas com predisposição. Outra descoberta citada por ela é a edição genética de células produtoras de insulina para torná-las “invisíveis” ao sistema imunológico.

Leia mais: “Cientistas brasileiros testam nova substância contra o câncer de pele”

Esta técnica foi apresentada recentemente em congresso internacional. Além disso, pesquisas continuam sendo desenvolvidas com transplante de ilhotas pancreáticas, método já testado anteriormente.

A pesquisa do Hospital Geral de Toronto com a Universidade da Pensilvânia foi um avanço de importante impacto.

O idela, no entanto, segundo Maria Elizabeth, é encontrar caminhos para a prevenção da doença.

“Talvez o importante seja a gente conseguir tratar o paciente antes de desenvolver o diabetes, numa condição que ele ainda tem células produtoras de insulina.”

Ela acrescenta “que a imunologia tem avançado muito e é nesse foco, mais na prevenção do diabetes tipo 1, do que em termos de tratamento para quem já tem o diabetes.”

Ela considera que, no tratamento, já existem recursos como a condição das bombas, que facilitam muito a vida desses pacientes.

“Então mudou o cenário, o horizonte dos nossos pacientes com diabetes tipo 1”, ressalta a professora. “Temos que atuar agora na prevenção. E, com certeza, futuramente, teremos excelentes resultados.”

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade