publicidade
Política

Vice-presidente do PSB no Pará é acusado de envolvimento com grupo de extermínio

Vice-presidente do PSB no Pará, Hugo Atayde, é acusado pelo MP de ligação com milícia e tortura, enquanto prefeito Daniel Santos enfrenta investigação por desvio milionário na saúde.

hugo atayde - psb pará
Hugo Atayde, político socialista, está na mira do Ministério Público | Foto: Reprodução/Redes sociais/Via Veja.com

O diretório estadual do PSB no Pará é alvo de questionamentos depois de denúncias do Ministério Público apontarem envolvimento de sua atual vice-presidência com grupos de extermínio. A acusação recai sobre Hugo Atayde, vice-prefeito de Ananindeua e vice-presidente do partido no Estado, além de mencionar o prefeito Daniel Santos, que lidera o diretório.

Desde abril, Santos ocupa a presidência estadual do PSB, enquanto Atayde responde como vice. Os dois foram eleitos com o aval do presidente nacional da legenda socialista, Carlos Siqueira.

Receba nossas atualizações

O Ministério Público afirma que Atayde é réu em processo no Tribunal de Justiça do Pará, informa o site da revista Veja. O socialista é acusado de crimes de tortura e associação criminosa armada, supostamente ligada a uma milícia composta por oito policiais militares.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

De acordo com a denúncia, parte desses policiais mantinha atuação direta no Legislativo paraense em 2019, cedidos à Assembleia Legislativa, sendo dois deles lotados no gabinete então presidido por Daniel Santos. Um desses agentes atuava como motorista do prefeito, que não figura como réu no processo.

O processo criminal contra Atayde, que já soma quase 5 mil páginas, não avança há cerca de três anos, tendo sido transferido entre três promotores de Justiça que alegaram impedimento por “motivo de foro íntimo”. A promotoria responsabiliza o dirigente do PSB e o grupo de extermínio pela morte de Matheus Gomes Silva, jovem de 23 anos acusado de furtar objetos avaliados em R$ 50 mil da casa do vice-prefeito em 3 de janeiro de 2019.

Mais alegações contra o dirigente do PSB no Pará

Segundo os autos, Atayde suspeitou de uma adolescente que trabalhava como babá, por não haver sinais de arrombamento e, junto de policiais, teria ameaçado a jovem com arma de fogo antes de levá-la à delegacia. No trajeto, ele acessou o celular da adolescente, localizou o contato de Matheus, que foi detido e torturado para confessar o crime, conforme o Ministério Público.

daniel santos - psb pará
Daniel Santos é o atual prefeito de Ananindeua (PA) e presidente do diretório paraense do PSB | Foto: Reprodução/Redes sociais/Via Veja.com

A Justiça considerou ilegal a prisão do casal, determinando sua soltura. Pouco depois, o grupo de extermínio publicou fotos dos dois nas redes sociais, tentando vinculá-los à facção criminosa Comando Vermelho, usando imagens obtidas ilicitamente do sistema penitenciário.

Em 27 de fevereiro de 2019, cinco homens invadiram a casa de Matheus. O jovem foi assassinado com tiros na mão, pescoço e cabeça. As munições eram da Polícia Militar do Pará, e o carro utilizado pertencia a uma policial suspeita de envolvimento em outros homicídios.

Desdobramentos políticos e investigações paralelas

Algumas semanas depois do crime, Atayde assumiu vaga de vereador em Ananindeua, graças a um acordo político que envolveu Daniel Santos, responsável por nomear a vereadora titular para cargo na Assembleia Legislativa. O Ministério Público denunciou o hoje vice-presidente do PSB no Pará como mandante do homicídio, mas, em junho de 2021, o tribunal do júri rejeitou a acusação de assassinato, mantendo as denúncias de tortura e associação criminosa para análise de outra vara criminal.

No início de 2022, já à frente da Prefeitura de Ananindeua, Daniel Santos nomeou Atayde como chefe de gabinete e, depois, indicou seu nome como vice para a disputa à reeleição em 2024. Em março, pouco antes de assumir cargo no PSB, Atayde solicitou o arquivamento do processo sob alegação de falta de provas e de que o caso não deveria ser enquadrado como ação penal.

Daniel Santos também enfrenta investigação do Ministério Público por suposto desvio de R$ 260 milhões em recursos da saúde, via superfaturamento no hospital particular Santa Maria da Ananindeua, do qual era sócio. Ele pediu ao Supremo Tribunal Federal o encerramento do inquérito.

O PSB integra a base do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A legenda socialista abriga, por exemplo, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.

2 comentários
  1. Augusto de Resende Filho
    Augusto de Resende Filho

    Bora traduzir a sopa de letrinhas: PSB, partido socialista brasileiro. Tá explicado mais COMUNA na área.

  2. Ronaldo mesquita vieira
    Ronaldo mesquita vieira

    Tudo que for publicado contra os adversarios da familia BARBALHOno Para ,deve ser analisado mil vezes .esses ditadores de esquerda que mandam por aqui, nao medem atitudes para derrubar os adversarios.mesmo sendo aliados em nivel nacional .no Para o PSB e os Barbalhos sao inimigos ferrenhos.Dr Daniel vem impondo derrotas em Helder Barbalho,com isso levando o BARBALHO a ficar irado e tentar derrubar o adverzario a qualquer custo.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.