O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em colaboração com o IDP, anunciou que lançará, em 9 de fevereiro, um curso on-line sobre direitos fundamentais. O evento, que contará com a presença do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, foi alvo de críticas por parte de juristas nas redes sociais.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Receba nossas atualizações
No X, o advogado constitucionalista e comentarista político André Marsiglia direcionou sua análise à OAB. “Se você acha que a OAB não está fazendo nada, calma”, escreveu. “Ela vai realizar um evento com o Gilmar Mendes para discutir direitos fundamentais. Faça-me o favor, OAB.”
Se você acha que a OAB não está fazendo nada, calma. Ela vai realizar um evento com o Gilmar Mendes para discutir direitos fundamentais.
— Andre Marsiglia (@marsiglia_andre) February 1, 2026
Faça-me o favor, OAB pic.twitter.com/tynyQDLn1g
Conforme publicação do próprio órgão, o objetivo do curso intitulado “Direitos Fundamentais – Teoria e Prática” é promover o conhecimento sobre tema e sua aplicabilidade. Ele deve reforçar a atuação profissional no cenário jurídico e social brasileiro.
O curso da OAB

A cerimônia virtual de lançamento está marcada para as 11h, via Zoom, com transmissão nos canais oficiais do CFOAB e da ESA Nacional no YouTube. O conteúdo ficará disponível na plataforma de aprendizagem da ESA Nacional a partir do mesmo dia.
Participarão da abertura o presidente nacional do órgão, Beto Simonetti; o diretor-geral da ESA Nacional, Gedeon Pitaluga; e o diretor-geral da Faculdade OAB Nacional, Ronnie Duarte; além de professores e ministros convidados.
Leia mais: “Presidente da OAB-SP: ‘O STF enfrenta uma crise de confiança'”
Leia também: “‘A OAB é cúmplice dos abusos do STF’, afirma advogado”
Entre os docentes estão Marcus Vinícius Furtado Coêlho, Silvia Souza, Ingo Sarlet, Flávia Piovesan, João Trindade, Victor Maciel, Pedro Gonet, Paula Costa e Silva, além dos ministros Gilmar Mendes, Edilêne Lôbo e Rogério Schietti. As inscrições podem ser feitas na Central de Eventos da OAB Nacional.






































Eles vivem em outro planeta! cada dia uma vergonha